Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Sema lança “CAR Digital 2.0 em Campo” e irá até os municípios esclarecer dúvidas

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançou o projeto “CAR Digital 2.0 em Campo” e irá até os municípios polos para esclarecer as dúvidas dos produtores rurais e dos responsáveis técnicos que atuam na regularização ambiental sobre as funcionalidades do sistema.

De acordo com secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, a primeira ação do projeto vai acontecer no município de Sinop, por meio de uma parceria com o Sindicato Rural do município. Os atendimentos serão realizados nos dias 18 a 20 de agosto, das 8h às 18h, na sede do Sindicato Rural.

“Será uma oportunidade ímpar para que todos os envolvidos na regularização ambiental esclareçam diretamente com a equipe técnica da Sema as dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0. A ideia é sentar ao lado do produtor e do responsável técnico e mostrar as bases de referência da sua propriedade, eventuais pendências existentes para a efetivação da regularização e construir as soluções”, adiantou a secretária adjunta.

Lançado com o objetivo de ampliar a efetividade da análise do cadastro ambiental rural, a versão 2.0 do CAR Digital é resultado de mais de seis anos de desenvolvimento contínuo, conduzido pela equipe técnica da Sema com o apoio de empresa especializada. A ferramenta, baseada em análise automatizada, foi regulamentada por meio do Decreto Estadual nº 1.473/2025.

A Sema argumenta que a análise automatizada no âmbito do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) garante celeridade e um fluxo mais eficiente para os processos que necessitarem de análise individualizada, em conformidade com as normas constitucionais e infraconstitucionais que regem a proteção ambiental.

Esclarece, no entanto, que a análise automatizada não é definitiva para todos os casos e que, nas situações de divergências em relação às bases referenciais ou a existência de documentos que impactem a validação, o proprietário do imóvel pode fazer a retificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação