
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou nesta sexta-feira (25) uma grande força-tarefa de limpeza na Avenida Miguel Sutil. A ação resultou na retirada de aproximadamente 40 toneladas de resíduos sólidos ao longo da via.
Durante a operação, foram recolhidos restos de podas de árvores, material proveniente de capinagem, embalagens plásticas, papelões, garrafas e lixo acumulado em bolsões irregulares, com apoio de maquinário pesado. A iniciativa mobilizou cerca de 280 trabalhadores, divididos em 20 equipes e três frentes de trabalho, atuando de forma contínua durante o dia.
Os serviços executados incluem varrição, roçagem, capinagem, pintura de meio-fio, poda de árvores e manutenção do sistema de iluminação pública. Nesta última área, as equipes promovem a substituição de lâmpadas e a revisão completa de componentes elétricos, como fios, soquetes, bocais, fusíveis e postes danificados.
Com fluxo diário estimado em 58 mil veículos, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Avenida Miguel Sutil é uma das mais movimentadas da capital, reunindo importantes empreendimentos como shoppings, hospitais, restaurantes e parques.
Além da limpeza urbana, a ação também tem caráter preventivo na área da saúde pública, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os profissionais estão eliminando focos de água parada e recolhendo materiais propícios à proliferação do vetor da dengue, como pneus, latas e recipientes plásticos.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, a megaoperação é parte de um planejamento estratégico para manter a cidade limpa e segura. “Estamos promovendo ações de zeladoria em pontos estratégicos da cidade, com foco na limpeza, mas também na saúde preventiva. Essa mobilização na Miguel Sutil reforça o compromisso da Prefeitura de manter nossos espaços públicos organizados e livres de resíduos que podem causar doenças ou acidentes”, afirmou.
A operação segue ao longo do fim de semana, com apoio de retroescavadeiras hidráulicas, tratores, caçambas, caminhões do tipo bobcat e veículos do programa Cata-treco, encarregado de recolher móveis e eletrodomésticos sem utilidade