REDUÇÃO DE CUSTOS
“O gasoduto é de suma importância para o desenvolvimento industrial de MT”, afirma empresário
Da Redação

Marinaldo é sócio-proprietário da Trael Transformadores Elétricos e da CentroAço, empresas que, de acordo com ele, têm interesse em firmar parceria com o novo sistema de distribuição.
“Agora é possível reduzir os custos de produção e melhorar a produtividade. Nós já usamos gás na nossa produção há mais de cinco anos. Então, além de ele ser um gás mais barato, proporcionando um custo menor de produção, agora canalizado e em abundância, vai ser muito melhor”, afirmou.
A nova rede de distribuição de gás natural instalada no Distrito Industrial de Cuiabá promete impulsionar a competitividade das indústrias locais e atrair novos empreendimentos para Mato Grosso. Com 39 quilômetros de extensão e capacidade para fornecer até 186 mil metros cúbicos de gás por dia, atendendo 260 empresas, o sistema representa um avanço na infraestrutura energética do estado.
Carlos Leite, consultor técnico da empresa GRECA Asfaltos, que já tem contrato com o novo sistema de distribuição, considera a chegada do gás natural essencial para o momento atual da indústria.
“Veio na hora certa, porque nós vamos poder ter uma redução de custo no nosso processo de industrialização. Então é bem-vinda essa ideia do Governo de trazer o gás para as indústrias aqui do setor industrial, para que todos os empresários da região possam realmente aproveitar essa tecnologia nova, que já é usada em outros lugares”, disse.
A expectativa é de que o fornecimento contínuo e canalizado de gás natural contribua para a redução de custos na produção industrial, aumento da competitividade e atração de novos empreendimentos para o estado.
Para Carlos Coelho Garcia, presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia-MT), a nova rede marca um avanço importante na infraestrutura energética do estado.
“O gasoduto marca o início do Estado de Mato Grosso rumo ao seu desenvolvimento energético, ao uso de fontes limpas de energia e mais eficientes. O gás é uma solução energética para o Estado, que pode ser ampliada, inclusive, para um uso maior fora do eixo de Cuiabá e Várzea Grande, porque realmente ele proporciona uma alternativa energética mais eficiente para muitos processos produtivos”, concluiu.