
Por Francisney Liberato
É importante que nós entendamos como funciona a dinâmica do nosso corpo. Observe a parte física, quando constantemente fazemos atividades físicas, o corpo se mantém mais dinâmico, fortalecido e disposto; o contrário também é verdadeiro.
Se utilizamos o corpo diariamente com esforços excessivos, é provável que teremos desgastes físicos, além de baixar a nossa imunidade. Isto é, se não praticamos atividade física ou fizermos essa atividade de forma exagerada, nós teremos um corpo fraco e debilitado. O ideal é encontrar um equilíbrio para manter o corpo saudável e sustentável.
Com o autocontrole a lógica é a mesma. Às vezes, temos um autocontrole forte, já em outras vezes, esse autocontrole está fragilizado; essa é a dinâmica do nosso corpo.
Algumas situações que fragilizam o nosso autocontrole são: não dormir adequadamente; ter um sono desregrado; alimentação não saudável; estresse; raiva; ansiedade; cansaço mental etc.
Quando ocorrerem essas situações, é importante identificar, entender o contexto, a motivação, a causa, ou seja, fazer uma análise pormenorizada da situação. Com base nisso, é possível montar um plano de ação para sair desse cenário negativo e ganhar novamente a musculatura mental e emocional necessária para se reerguer.
Para cada situação descontrolada que tivermos, vamos entender a causa disso, fazer um planejamento para sair dessa situação, e implementar novas atitudes e comportamentos que poderão reestruturar a nossa emoção.
Não adianta pensar negativamente e martirizar-se pela decadência do autocontrole ou o seu “apagão” temporário pelas circunstâncias.
Perceba que estamos implementando uma organização cíclica para que tenhamos uma solução racional e que seja transformada em maior nível de autocontrole.
Vá rumo aos seus objetivos!
Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.