Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

"VAMOS AMARGAR O PREJUÍZO"

“Taxado até pela Venezuela”, diz Mendes ao criticar nível de desmoralização da diplomacia brasileira

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fez duras críticas à postura do governo brasileiro nas relações com os Estados Unidos e à atuação de brasileiros que, segundo ele, têm defendido publicamente a sobretaxa imposta por Donald Trump sobre produtos do Brasil.

“Nenhum brasileiro de bom senso pode achar que alguém que é brasileiro esteja certo ao defender os Estados Unidos quando ele cria um problema gigante para a economia brasileira. O Trump fez isso”, declarou o governador em entrevista à Jovem PAN, ao comentar o tarifaço de 50% que entra em vigor nesta sexta-feira (1º).

Para Mendes, embora Trump esteja equivocado na decisão, o governo federal também errou na condução diplomática do caso. “Nós temos que reconhecer que estas pessoas possam estar erradas na forma como estão conduzindo isso, Trindade, mas também temos que reconhecer que o governo brasileiro não agiu corretamente quando desdenhou, quando o nosso presidente fez piadinha com o próprio Trump, falando em jabuticaba”, criticou.

Segundo o governador, esse tipo de comunicação — considerada inadequada — enfraquece a imagem do Brasil no cenário internacional. “Parece bonitinho aqui dentro, mas como é que essa mensagem chega lá? Vê se os chineses, vê se os europeus agiram dessa forma”, afirmou, ao comparar a atuação brasileira com a de outras potências. “É por isso que está anunciado aí que a União Europeia, nesse exato momento, fechou um acordo de 15% com os Estados Unidos”, completou.

Mauro Mendes ainda chamou atenção para a deterioração da imagem do Brasil no mercado externo, citando como exemplo a taxação imposta recentemente pela Venezuela. “A verdade é que o Brasil está tão ruim nesse momento que até a Venezuela –  um país de terceira categoria no mercado mundial, caloteiro, governado por um ditador, por uma pessoa cuja trajetória todos conhecemos, o Maduro – resolveu taxar o Brasil em 77%”, disse. “Olha só o nível de desmoralização que nossa diplomacia e nossas relações internacionais estão enfrentando neste momento.”

Ao final, o governador repudiou qualquer iniciativa que possa fortalecer ações prejudiciais à economia nacional. “É algo complicado, e eu não concordo que alguém vá ao exterior para defender, contra o Brasil, uma taxação. Isso pode ser muito prejudicial a muitos brasileiros aqui no nosso país”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação