Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

COLEGIADO

Cuiabá instala Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Cuiabá vai instalar o Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos. A apresentação e formalização da ação acontecerá no dia 1º de Agosto, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa marca um avanço significativo para a participação social e o controle da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população cuiabana. O processo que resultou na criação e instalação do referido órgão foi conduzido pela Ouvidoria Geral do Município.

O Conselho consultivo é um órgão colegiado que tem a atribuição acompanhar, avaliar e propor melhorias na prestação dos serviços públicos, promovendo o diálogo direto entre cidadão e administração municipal.

Embora tenha sido criado pelo Decreto nº 9.266/2022, agora, graças aos esforços da gestão atual foi possível a sua implantação.

Contará com representantes do poder público e dos usuários dos serviços municipais na sua composição.

Entre as competências, o Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos poderá:

– Sugerir medidas de aprimoramento dos serviços;

– Participar da avaliação da satisfação dos usuários;

– Contribuir com campanhas educativas;

– Colaborar para o fortalecimento da transparência e da democracia participativa em Cuiabá.

O ouvidor geral do município Jeidson Rodrigo de Campos, destaca que a instalação do Conselho atende à Lei Federal nº 13.460/2017, que visa a proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. E representa mais um passo para consolidar um governo aberto, transparente e orientado para a escuta da sociedade.

“A participação do usuário é fundamental para aperfeiçoarmos os serviços públicos e ampliarmos a confiança do cidadão na gestão municipal”, ressaltou.

A instalação do Conselho de Usuários reafirma o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a governança democrática, a transparência e a valorização da opinião dos cidadãos na construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e inclusivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação