Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Municípios devem organizar conferências das Cidades e garantir participação na etapa estadual

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Os municípios mato-grossenses devem convocar e realizar suas conferências municipais das Cidades o quanto antes, a fim de garantir representatividade e participação ativa na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2025, em Cuiabá. A organização das etapas municipais é essencial para que as cidades possam eleger seus delegados e apresentar propostas à etapa estadual.

Cidades como Sinop, Marcelândia, Várzea Grande e Cuiabá já realizaram suas etapas. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), responsável pela organização da Conferência Estadual, reforça a importância de que os demais municípios sigam esses exemplos e procurem a secretaria para orientações.

A secretária adjunta das Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani, explica que, para que as cidades possam participar da etapa estadual e, posteriormente, da nacional, é necessário que tenham realizado sua conferência municipal.

“Os municípios que não organizarem suas etapas poderão perder a oportunidade de apresentar suas demandas e de garantir representatividade na construção das políticas públicas urbanas. Ainda há tempo, e estamos à disposição para orientar e apoiar os gestores interessados”, destaca.

Conferência Estadual

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência estadual será um espaço de debate e construção coletiva de soluções para os desafios urbanos, promovendo o diálogo entre autoridades políticas e diversos segmentos da sociedade civil.

Serão 634 delegados participando da etapa estadual, representando gestores públicos, movimentos populares, sindicatos, empresários do setor urbano, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e ONGs. A programação contará com painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, e será orientada por três eixos principais de debate:

Articulação entre os principais setores urbanos, como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo;
Gestão estratégica e financiamento, com foco em modelos de governança e viabilização de recursos;
Temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública.

Durante a conferência, serão indicadas prioridades para a atuação estadual e municipal, eleitas entidades para o Conselho Estadual das Cidades, e selecionados os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília.

Ao final do evento, será elaborado um relatório com diretrizes e propostas que refletirão as contribuições das etapas municipais e estaduais. A Conferência Nacional é promovida pelo Ministério das Cidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação