Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CHARTER SCHOL

Vereador diz que privatizar escolas é ilegal e inaplicável: “Não se sustenta nem com meia hora de estudo”

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) fez duras críticas à proposta de privatização da educação ventilada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). A medida seria aplicada tendo como subsídios, os baixos indicadores de qualidade da educação municipal. Hoje, a capital mantém 171 escolas e atende a 59 mil alunos. Durante entrevista, ele destacou que o debate sobre a entrega da gestão de escolas para a iniciativa privada já foi enfrentado judicialmente – e barrado.

“Esse debate já passou pelo crivo da Justiça, para saber o que é ou não constitucional. Em 2019, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, tentou aplicar esse modelo em algumas escolas com maiores índices de problemas. Trata-se de um modelo conhecido como charter school, uma parceria público-privada de gestão educacional. Mas o Supremo Tribunal Federal entendeu que esse formato é inconstitucional”, explicou Monteiro durante entrevista à Rádio Cultura de Cuiabá.

Segundo o vereador, há um uso indevido de modelos estrangeiros como justificativa para mudanças no Brasil, sem considerar a realidade local. “Muitas vezes invoca-se o exemplo norte-americano. E eu gosto de dizer isso porque tenho propriedade para falar: estudei lá, joguei futebol lá, fiz o terceiro ano do ensino médio nos Estados Unidos. Posso dizer categoricamente: esse modelo não representa nem 1% das escolas americanas. Portanto, é algo que não pode ser escalado aqui no Brasil”, afirmou.

Monteiro argumenta que, mesmo que fosse constitucional, faltaria estrutura para replicar esse modelo na rede municipal. “Quantas pessoas teriam a capacidade de capilarizar-se nas escolas municipais para assumir essa gestão? Mesmo que fosse constitucional, não se sustenta nem com meia hora de estudo”, frisou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação