Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

TODES

Conferência de Saúde vira palco de embate entre prefeito e pesquisadora por linguagem neutra

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) repreendeu a  professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Inês da Silva Barbosa pela utilização da linguagem neutra.

O liberal interrompeu o discurso da profissional, que é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela USP, e disse que não permitirá o uso de linguagem neutra nem manifestações de cunho ideológico em eventos oficiais da administração municipal enquanto estiver no cargo.

Isso, porque ela iniciou a sua fala fazendo saudação com o termo “todes”, expressão associada à linguagem neutra.

Segundo o prefeito, o uso da linguagem neutra é uma “distorção da língua portuguesa” e não será admitido em eventos patrocinados pela Prefeitura. “Aqui no município de Cuiabá não usamos a linguagem neutra, usamos a língua portuguesa. Vamos atender todas as pessoas como preconiza a norma culta”, declarou.

Abilio afirmou que a conferência é um espaço oficial e deve seguir as diretrizes do Executivo municipal. “Cada um se manifesta como quiser em suas redes, em suas casas. Mas a conferência é um instrumento público, presidido pela Secretaria Municipal de Saúde, e, como prefeito, defino que os debates devem respeitar a língua portuguesa e evitar militâncias ideológicas de qualquer lado”, completoi.

Após a advertência, a palestrante Maria Inês rebateu dizendo estar em um espaço democrático e defendeu o uso da expressão ao abordar o acesso universal à saúde.

“A política de Estado vale mais que a política de governo. Eu considero todos, todas e todes. Se não posso me expressar plenamente, eu me retiro”, afirmou, antes de deixar o local.

A 15ª Conferência Municipal de Saúde segue até o dia 1º de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com foco em avaliar as políticas públicas de saúde de Cuiabá e propor melhorias no atendimento aos usuários do SUS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação