NESTE SÁBADO
Abilio critica STF e convoca população para manifestação pró-Bolsonaro em Cuiabá
Kamila Araújo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) cita supostos abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) e convida a população a participar de uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, marcada para o próximo sábado (3), na Praça 8 de Abril, em Cuiabá.
O ato, batizado de “Reaja Brasil”, ocorrerá simultaneamente em diversas cidades do país e tem como pauta a defesa do que ele chama de “Estado Democrático de Direito” e a crítica às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
O gestor municipal frisa que vai participar do movimento “como cidadão” e não na condição de prefeito, e reitera as críticas ao STF, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes.
Para ele, há “inúmeras arbitrariedades” sendo cometidas pela Corte contra Bolsonaro e seus aliados. Um dos exemplos citados por Abilio é o do deputado federal mato-grossense Rodrigo da Zaeli (PL), que foi alvo de uma decisão judicial “equivocada”. “Ele estava em Chapada dos Guimarães e o Alexandre de Moraes mandou tirar ele da frente do STF, sendo que ele nem estava lá”, disse.
O prefeito também atacou o que chamou de “julgamento antecipado” de Bolsonaro, que por determinação do ministro está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
“Hoje temos o Bolsonaro condenado previamente, analisado por juízes que já declararam seu ódio ao ex-presidente. O próprio Barroso disse que venceu o bolsonarismo. Qual é a imparcialidade disso?”, questionou.
Durante a convocação, Brunini defendeu que todas as pessoas têm direito ao contraditório e à ampla defesa e criticou a imposição de medidas judiciais sem condenação. “Hoje é ele [Bolsonaro], amanhã pode ser você. Nós não podemos baixar a cabeça para esse tipo de abuso”, declarou.
Segundo Abilio, o ato não é apenas em defesa do ex-presidente, mas também contra o que classificou como “rasgar da Constituição brasileira”. “É uma manifestação pela justiça, pela liberdade, pelo devido processo legal”, afirmou.