Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

TECNOLOGIA NO CAMPO

Seaf abre licitação para serviço de transferência de embriões bovinos voltados à agricultura familiar

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) lançou o pregão eletrônico SRP nº 5/2025, com o objetivo de contratar uma empresa especializada em transferência de embriões bovinos, incluindo o fornecimento de embriões sexados de fêmea.

A iniciativa busca beneficiar diretamente os produtores de leite da agricultura familiar, promovendo o melhoramento genético do rebanho e fortalecendo a produção leiteira no Estado. A seleção das propostas seguirá critérios técnicos detalhados no edital, disponível no site da Seaf.

As propostas e os documentos de habilitação devem ser enviados eletronicamente, por meio do Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (SIAG), até o dia 11 de agosto. A abertura das propostas e início da sessão pública estão marcados para 12 de agosto, às 8h (horário de Cuiabá), pelo site http://aquisicoes.seplag.mt.gov.br.

Todas as publicações relacionadas ao certame serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

De acordo com a veterinária da Seaf, Vânia Ângela, o programa já foi executado com sucesso em 38 municípios, com resultados significativos.

“Os criadores notam a diferença das bezerras nascidas com melhoramento genético. Todos os produtores que participaram da primeira etapa querem repetir. Para a nova fase, já temos 25 municípios interessados”, afirmou.

Os contratos são firmados via termos de cessão com prefeituras ou cooperativas dos municípios selecionados. A empresa contratada realiza a seleção das vacas receptoras, exames sanitários (brucelose, tuberculose), vacinação reprodutiva, aplicação do protocolo hormonal, a transferência de embriões e, após 60 dias, o diagnóstico de gestação com sexagem fetal. O pagamento à empresa é feito por prenhez confirmada de fêmea.

Aumento da produtividade

No Estado, o programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro teve início em 2020 com a transferência de embriões. De acordo com a Superintendência da Agricultura Familiar, 38 municípios aderiram à primeira etapa, e atualmente são 4.026 prenhezes.  A melhoria genética tem impacto direto na produtividade.

“As novilhas de origem embrionária entram em reprodução mais cedo e produzem mais leite. Com boa alimentação, podem chegar a produzir de 20 a 30 litros por dia. Mesmo produzindo 15 litros já é excelente, considerando que a média estadual de produção é de 4,34 litros por animal”, destacou Vânia.

A médica veterinária apontou que o programa é inovador “por atender o produtor de pequena escala, o que exige atuação em diversas propriedades, com número de transferências variando entre 10 e 20 vacas por produtor, com resultados já visíveis em campo”.

Atualmente, Mato Grosso ocupa a 14ª posição no ranking nacional de produção de leite, com uma produção atual de 455,8 mil litros em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de leite é a principal atividade econômica para a maioria das propriedades em regime familiar no Estado de Mato Grosso. Conforme o Diagnóstico da Cadeia Leiteira em Mato Grosso, da Seaf, 75,62% dos pequenos produtores de Mato Grosso têm a pecuária leiteira como sua principal fonte de renda.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação