COM APOIO DA SEDEC
Turismo de MT ganha vitrine internacional com promoção de atrativos em cinco países
Da Redação

Mato Grosso será promovido como destino turístico internacional em cinco países da América Latina durante o Meeting Brasil Latin America 2025, evento que é realizado entre os dias 4 e 13 de agosto nas cidades de Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Córdoba (Argentina) e Bogotá (Colômbia).
Reconhecido como um dos maiores encontros do setor no continente, o Meeting reúne anualmente centenas de operadores e agentes de viagens em uma maratona de capacitações, rodadas de negócios e experiências de promoção turística.
O Governo de Mato Grosso participará como Expositor Master, com uma programação especial focada em apresentar o Estado como um destino diversificado, sustentável e com enorme potencial para o ecoturismo, turismo de natureza e de experiência. A coordenação é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo.
Segundo a coordenadora de Promoção do Turismo da Sedec, Juliana Fischer, o diferencial do evento está na abordagem direta com os operadores internacionais. Estados, municípios, parques temáticos e redes hoteleiras mostram o que têm na “prateleira” para que os agentes possam vender os destinos em seus países.
“Nas rodadas de negócios, o contato é com quem realmente vai vender o destino. Eles vêm até nós em busca de produtos turísticos que atendam à demanda dos clientes deles. É uma conversa mais direta, objetiva, onde podemos apresentar com mais profundidade o que Mato Grosso tem a oferecer”, explicou.
A Sedec vai apresentar os 10 segmentos do Estado: observação de aves, observação de onças, sol e praia (Araguaia), pesca esportiva, turismo místico e esotérico, turismo de negócios, ecoturismo, etnoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e gastronômico.
A programação inclui uma capacitação master do destino Mato Grosso na abertura do evento em Assunção, no dia 4 de agosto, com experiências sensoriais, além de apresentações simultâneas em quatro cidades, reuniões de reconhecimento de produtos com operadores e rodadas de negócios.
No total, o Meeting Brasil deve reunir aproximadamente mil profissionais de turismo, sendo 250 no Paraguai, 120 no Uruguai, 250 no Chile, 220 na Argentina e 120 na Colômbia. Todos com atuação direta na comercialização de destinos internacionais.
Organizado pela EXPAN+ Inteligência em Turismo, o Meeting Brasil existe há mais de 20 anos e já realizou mais de 70 edições presenciais em países estratégicos para o turismo brasileiro. A feira tem o objetivo de conectar destinos e produtos do Brasil aos principais emissores de turistas da América Latina e Europa, fomentando negócios, parcerias e oportunidades concretas de promoção internacional.
Além dos estados brasileiros, participam também municípios, atrativos turísticos, redes hoteleiras e empresas privadas. Entre os expositores tradicionais, estão parques temáticos, destinos consolidados e operadoras receptivas.
“No caso de Mato Grosso, o foco está em consolidar o Estado como um destino competitivo e sustentável, aproveitando essa vitrine internacional para atrair mais visitantes, estimular novos investimentos e ampliar a presença do turismo mato-grossense no cenário global”, finalizou a coordenadora.