PRISÃO DE BOLSONARO
Coronel Assis e José Medeiros participam de ocupação da mesa da Câmara e pedem aprovação de anistia
Da Assessoria
Os deputados federais Coronel Assis (União-MT), que é vice-líder da oposição, e o deputado José Medeiros (PL-MT) foram os únicos deputados de Mato Grosso a participar de um ato em manifestação contra a decretação de prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato é uma forma de obstruir a pauta da Câmara até que se vote o que a oposição intitulou o “pacote da paz”, que inclui anistia aos acusados e condenados do 8 de janeiro, o fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ocupação da mesa também aconteceu no Senado. Deputados e senadores usaram esparadrapo na boca em alusão ao silenciamento que tem sido imposto pelas decisões do ministro do STF.
“O ato é um protesto contra o grave cerceamento à liberdade de expressão e à liberdade de ir e vir que foi imposta a Bolsonaro e quem tido impostos a quem ousa expressar sua opinião neste país. Estamos diante de uma aberração, com o Brasil sendo jogado às traças e a Constituição sendo corroída por decisões autoritárias e revanchistas”, avalia o deputado Coronel Assis.
A manifestação foi realizada um dia depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ter determinado a prisão domiciliar a Jair Bolsonaro, após o ex-presidente ter participado, por videochamada, de manifestações feitas em seu apoio por todo o país.
Desde a imposição da medida, considerada extrema pelos parlamentares da oposição, uma série de reações tem movimentado o país. Ontem à noite, em Brasília, apoiadores do ex-presidente foram às ruas e fizeram motociata e carreata protestando contra a prisão.