Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CULINÁRIA LOCAL

Filé de Pintado à Bororó é eleito prato típico de Cáceres em festival gastronômico

Da Redação

0
Filé de Pintado à Bororó, assinado por Felipe Américo, é o grande vencedor da 2ª edição de Encantos da Gastronomia – Cáceres, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio de Mato Grosso (Senac-MT). Após vencer várias etapas e chegar à final, o prato foi eleito para representa o município por votação popular. O resultado foi revelado na última sexta (01.08), no Centro de Eventos ‘Maria Sophia da Silva Leite’, em Cáceres.
Campeão da noite, o chef Felipe conta que é uma alegria representar sua cidade com um prato que remete às raízes e à história do local.
“Estou muito feliz e muito agradecido por todos que tornaram a minha vitória possível. É um prato que eu sinto desde o começo que representa a nossa cultura, raízes e nossa gastronomia. Os próximos passos agora são divulgar o prato em outros eventos e que todo mundo possa tirar proveito dessa conquista”, disse o Felipe Américo.
Ficaram em segundo lugar o prato Maria Isabel por Abadia Helena de Jesus Silva e, em terceiro, Carne Seca com Mandioca por Elisabete Duarte Antunes Dutra.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, destaca a importância desta parceria com o Sistema Comércio.
“Esse é um evento que trouxe para toda população cacerense autoestima, todo mundo quis participar e movimentou a cidade. Elegemos um prato típico, faltava isso para nossa cidade, por ser turística, por ser bicentenária, um rio lindo que chama muitos turistas e não tínhamos essa identidade. Isso fortalece nosso comércio de restaurantes. Parabenizo os envolvidos que organizaram com a parceria do município. É importante quando instituições sérias como a Fecomércio e o Senac promovem um evento tão importante como esse”, afirma a prefeita de Cáceres.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, o empresário José Wenceslau de Souza Júnior, comemora o sucesso da 2ª edição do Encantos da Gastronomia e compartilha que já existem 15 municípios interessados em receber o projeto do Senac-MT.
“Nossa primeira edição foi em Barra do Garças, agora viemos para Cáceres, onde assim como no primeiro, o Encantos movimentou a cidade, a economia e a população. A rede hoteleira está cheia com aqueles que vieram prestigiar a final do concurso. Fico feliz com o sucesso do projeto, nós já temos 15 municípios interessados em levar o Encantos para sua cidade. Estamos nos organizando para expandir o projeto em 2026, no próximo ano estaremos em duas cidades no nortão, que são elas Sorriso e Sinop”, explica o presidente da Fecomércio-MT.
O conselheiro do Senac-MT Sebastião Giraldelli, como cacerense, conta que o concurso foi um presente para a cidade.
“O evento foi um presente para cidade. Cáceres recebeu esse prato que vai direcionar o seu turismo gastronômico, essa cidade maravilhosa às margens do Rio Paraguai. A expectativa do ano que vem é fazermos dois por ano, junto das prefeituras e câmaras municipais, para que outras cidades recebam seu prato típico”, disse o conselheiro.
Na final, estiveram presentes representando o Senac-MT, as diretoras Lidiane Lino, Melina Bufete, Osmárcia Freitas e Rosana Abutakka.  O encerramento, ainda, contou com a apresentação do grupo cultural Flor Ribeirinha.
Encantos
O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, pondera que o Encantos da Gastronomia é mais que um concurso, ele é uma ação estratégica da instituição.
“O projeto é mais do que um concurso culinário: é uma ação estratégica de valorização da identidade local, que impulsiona o turismo, movimenta a economia e fortalece o comércio. Em Cáceres, vimos o quanto a população se engajou, reconhecendo a importância da gastronomia como patrimônio cultural.
O sucesso desta edição reforça nosso compromisso em seguir promovendo experiências que unem qualificação, cultura e desenvolvimento regional’, afirmou o diretor.
O Encantos da Gastronomia do Senac-MT é voltado para o desenvolvimento do turismo gastronômico e ao estímulo da atuação na arte culinária. O concurso elege o prato típico do município em que passa, por meio de parcerias com prefeituras e câmaras municipais.
O concurso é realizado em diversas etapas as quais são avaliadas por uma comissão técnica que define os finalistas. A última fase é feita por voto popular, online, a qual elege o vencedor.
Encantos vem para valorizar a cultura gastronômica local, promover capacitação profissional, impulsionar o turismo regional e movimentar a economia local.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação