Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PRIVATIZAÇÃO?

Modelo ideal para a educação municipal será apresentado nos próximos dias, afirma secretário

Patrícia Neves e Maryelle Campos

0

A Prefeitura de Cuiabá ainda avalia qual o melhor formato para melhorar a qualidade do ensino na rede municipal. Com 171 unidades escolares e cerca de 59 mil alunos, a capital mato-grossense enfrenta desafios relacionados ao fraco desempenho dos estudantes.

O  secretário municipal de Educação, Amauri Monge, afirmou que a gestão está estudando possíveis parcerias com instituições privadas de ensino. A proposta, que ainda está em fase de análise, busca identificar qual modelo seria mais eficaz para a realidade cuiabana.

“Estamos estudando qual modelo nós podemos nos direcionar, qual modelo seria ideal para Cuiabá, e isso deve estar pronto nos próximos dias. Nós vamos apresentar ao prefeito e, posteriormente, debater junto com a Câmara de Vereadores e as entidades envolvidas”, afirmou Monge.

O secretário reconheceu que há diversas experiências em curso no país que envolvem a iniciativa privada na educação pública, tanto em redes municipais quanto estaduais. “É possível fazer isso, uma parceria com a escola privada para que alunos da escola do município passem a estudar nessas instituições?”, questionou.

Além da cogitação de vagas em escolas privadas, o estudo da Prefeitura inclui modelos já adotados em outras cidades, como a terceirização de serviços de alimentação, limpeza, manutenção e até a construção de novas unidades com gestão compartilhada. Em alguns casos, há ainda a contratação de professores via empresas privadas.

A discussão surge após declarações do prefeito  Abílio Brunini, que vêm criticando a qualidade do ensino e cobrando soluções para melhorar os índices de aprendizagem. “O grande objetivo é esse: melhorar o aprendizado dos nossos alunos. O prefeito não abre mão disso”, reforçou o secretário.

LEIA TAMBÉM:
Abílio diz que educação de Cuiabá “não é do PT” e defende concessão de escolas à rede privada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação