Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO

Saúde de Cuiabá realiza ações da campanha “Agosto Dourado”

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo, ao longo de todo o mês de agosto, uma extensa programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em alusão ao “Agosto Dourado”, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada faz referência ao leite materno, reconhecido como o alimento padrão ouro para os primeiros meses de vida dos bebês.

Com ações educativas, atendimentos e rodas de conversa, a SMS busca conscientizar a população sobre os inúmeros benefícios do aleitamento materno. O leite materno é completo, contendo proteínas, vitaminas, gorduras, água, nutrientes e anticorpos essenciais para a saúde e o desenvolvimento dos recém-nascidos. Amamentar fortalece o sistema imunológico da criança e cria laços afetivos fundamentais para seu crescimento físico e emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, sendo mantida de forma complementar até os 2 anos ou mais, sempre conforme a vontade da mãe e da criança.

Reconhecendo os desafios enfrentados por muitas mulheres, especialmente com o retorno ao trabalho, as equipes da Atenção Primária à Saúde de Cuiabá estão preparadas para apoiar as mães nesse processo. Técnicas como a retirada e o armazenamento corretos do leite são ensinadas nas unidades, para garantir que os bebês continuem recebendo o melhor alimento possível, mesmo na ausência da mãe.

“Nosso compromisso é garantir acolhimento, informação e suporte técnico às mães cuiabanas. A amamentação é um ato de amor, proteção e saúde, e toda a rede precisa estar preparada para apoiar essa prática. Durante o Agosto Dourado, reforçamos o papel das UBSs como espaços de cuidado, escuta e orientação”, destacou a secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim.

Além dos atendimentos e orientações nas UBSs, a SMS também realizará capacitações voltadas aos profissionais de saúde sobre aleitamento materno e práticas de cuidado em sala de vacina.

Confira o cronograma de ações do Agosto Dourado nas unidades de saúde de Cuiabá:

02/08/2025
OSF Campo Velho – Atendimento às gestantes
US Pedregal I – Incentivo ao aleitamento materno

05/08/2025
Projeto Amor – Ação de saúde na comunidade

09/08/2025
USFs Novo Horizonte, Tijucal, Residencial Coxipó I e II, Parque Cuiabá, Novo Millenium, Pedra 90 (4, 5 e 6), Dr. Fábio I e II, Guia (Agosto Dourado e Lilás), Novo Colorado, Sucuri, Alvorada, Santa Izabel, Leblon, Grande Terceiro – Atividades do Agosto Dourado

11 a 14/08/2025
Capacitação em sala de vacina

15/08/2025
USF Pedra 90 (1, 2 e 3) – Pit stop de orientação
Capacitação em BCG

16/08/2025
USFs Ribeirão do Lipa, Ribeirão da Ponte, João Vitória I e II, Despraiado, Araçá, Santa Amália, Jardim Industriário, Clínica da Família, Ouro Fino/Serra Dourada, Novo Paraíso I e II, CPA 3, CPA 4, Jardim União/Florianópolis, Dom Aquino, Renascer, Pico do Amor I e II, Parque Ohara, Ilza Picolli – Atividades do Agosto Dourado

18 a 21/08/2025
Capacitação IVCF-20 na Atenção Primária

21/08/2025
Capacitação e atualização sobre aleitamento materno

23/08/2025
USFs Pedregal 2, Praeiro, 1º de Março/Jd. Pinheiro, Altos da Serra I e II, Terra Nova/Canjica, Novo Mato Grosso, Pedra 90 (1, 2 e 3) – Atendimento às gestantes
USF Parque Atalaia – Atendimento às gestantes e puérperas
USFs Novo Terceiro, Jd. Fortaleza/Santa Laura, Jd. Independência, Santa Terezinha, Osmar Cabral/Liberdade, Nico Baracat – Atividades do Agosto Dourado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação