Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Governo de MT é premiado pelo desempenho em digitalização e inovação de serviços públicos estaduais

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (6.8), a premiação de segundo melhor desempenho em inovação na oferta de serviços públicos digitais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) representaram o Estado na cerimônia, que aconteceu em Brasília, durante o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop 2025).

No ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), Mato Grosso ocupa a sexta posição. A pontuação para essa classificação leva em conta, além da viabilidade de inovação na prestação de serviços, fatores como a capacidade digital, a presença de serviços públicos online, a existência de normas voltadas à modernização e o grau de inclusão na disponibilização desses serviços.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o reconhecimento é um resultado da atenção que o Governo de Mato Grosso tem dado para à transformação digital. “O resultado que alcançamos tem a ver com o empenho que o nosso governo dedica todos os dias para oferecer um atendimento mais eficiente e eficaz à população. O governador Mauro Mendes é um entusiasta do desenvolvimento baseado na inovação com resultados centrados no cidadão”, destaca o secretário.

Entre os serviços públicos ofertados online, estão a solicitação de transferência de propriedade ou venda de veículos, a emissão de certidão negativa de débito, a rematrícula do aluno do ensino estadual, a renovação da carteira nacional de motorista, o acesso à carteira de autista e a abertura de ocorrência policial em defesa da mulher. Para conferir e usufruir desses e de outros serviços digitais, basta recorrer ao Portal Unificado de Serviços de MT.

O adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, aponta que o desempenho que estava previsto para ser alcançado somente em 2027. “Alcançar o nível ótimo em serviços digitais não é um ponto de chegada, é um ponto de inflexão. É quando o Estado deixa de ser espectador da era digital para se tornar protagonista da nova cidadania. Em Mato Grosso, a transformação digital é a resposta concreta a um mundo que já é digital, um governo redesenhado para ser mais estratégico, mais inteligente e verdadeiramente centrado no cidadão”, explica.

Desde a criação do indicador, em 2020, quando obteve 31,50 pontos e foi classificado como “regular”, Mato Grosso tem apresentado evolução contínua. Em 2021 e 2022, subiu para o conceito “bom”, e nos anos de 2022 e 2023, avançou para a faixa “muito bom”. Neste ano, o Estado atingiu 166,13 pontos e passou a integrar, pela primeira vez, o conceito “ótimo”.

O presidente da MTI, Cleberson Gomes, ressalta que esse reconhecimento demonstra o papel estratégico da tecnologia na transformação do serviço público e do crescimento de Mato Grosso nos últimos anos. “Estar entre os melhores do país é a prova de que estamos no caminho certo, entregando serviços digitais de qualidade para a população. Parabenizo toda a equipe da MTI pelo comprometimento, agradeço à Seplag e aos órgãos estaduais pela parceria constante e ao governador Mauro Mendes, cuja visão de futuro e efetividade das entregas tem sido fundamental para essa conquista”, finaliza o presidente da MTI.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação