Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

NA UFMT

Pesquisa de Mestrado analisa a relação histórica entre o Mixto e a sociedade cuiabana

Da Assessoria

0

O pesquisador Fábio Bruno Ramirez defenderá nesta quinta-feira, 7 de agosto, às 13h, sua dissertação de mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudo, intitulado “Mixto Esporte Clube: Interdependência entre Agremiação Esportiva, Torcedores e Sociedade”, realiza uma profunda análise sobre como a trajetória do clube mais vitorioso do estado serve como um espelho para as transformações de Cuiabá.

A pesquisa argumenta que a história do Mixto — desde sua fundação revolucionária até seu auge e posterior crise — foi determinada por sua íntima relação com o ambiente social, político e cultural cuiabano. O trabalho se baseia em uma rigorosa análise de fontes históricas e em 15 entrevistas com ex-dirigentes, atletas, torcedores e jornalistas.

Entre as principais conclusões, a dissertação destaca:
●Surgimento como Símbolo da Modernidade: O Mixto nasce em 1934 como um produto do processo de modernização de Cuiabá, que via o futebol como uma prática “civilizada” em oposição às “bárbaras” touradas, até então populares na cidade.
●Fundação Revolucionária: A fundação foi liderada pela artista Zulmira Canavarros, e o nome “Mixto” foi escolhido para representar a união de homens e mulheres no esporte, um ato de vanguarda em um período de luta pelo protagonismo feminino na sociedade.
●Auge e Crise Ligados à Sociedade: O mesmo processo de modernização que criou as condições para o desenvolvimento do clube em seu auge (desenvolvimento de Cuiabá, crescimento populacional e impulsão estatal do futebol), décadas depois, contribuiu para sua crise, com a incapacidade do clube de se adaptar ao novo modelo do “futebol-negócio” (surgimento do Clube dos 13) e às novas formas de lazer da população.

“O Mixto é mais que um clube de futebol; ele é um patrimônio cultural e um espelho da alma cuiabana”, afirma o pesquisador Fábio Ramirez.

“Entender sua história é entender como Cuiabá se modernizou, suas disputas políticas e suas paixões. A pesquisa mostra que os laços afetivos e familiares são o que sustentam a resiliência do clube até hoje, mesmo diante de tantas adversidades.”

A defesa será realizada por videoconferência, em evento online aberto ao público. É um importante momento para a sociologia do esporte em Mato Grosso e para todos os interessados na relação entre futebol e identidade cultural.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação