OCUPAÇÃO DO CONGRESSO
“Aquilo que está acontecendo na Câmara é inaceitável”, afirma Aldo Rebelo
Thalyta Amaral
Em passagem por Cuiabá nesta sexta-feira (8) para um evento do MDB, o ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, criticou a postura dos parlamentares que ocuparam o Congresso Nacional nesta semana e tentaram impedir que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), desse início à sessão. “Aquilo que está acontecendo na Câmara é inaceitável”, afirmou.
“Você não pode impedir que o chefe de um Poder ocupe o seu lugar. Porque, senão, você, na verdade, abre espaço para o vale-tudo. Qualquer um que estiver insatisfeito com a pauta, com a agenda, com a condição da Câmara, vai lá e senta no lugar do presidente. Pode ser de esquerda, de direita, de centro — não pode fazer aquilo”, desaprovou o ex-ministro.
Ele ainda pontuou que, independentemente da vertente ideológica, ninguém pode tomar esse tipo de atitude extrema. “Ninguém tem o direito de obstruir fisicamente o exercício da Presidência da Câmara pelo seu legítimo representante, que é o presidente.”
Rebelo falou ainda sobre essa polarização política, que tem trazido mais problemas do que soluções para o país. “Essa divisão aí não ajuda em nada o país. O Brasil não é de esquerda nem de direita. O Brasil tem um projeto nacional que precisa de desenvolvimento, retomada do crescimento, precisa reduzir as desigualdades e valorizar a democracia, que no Brasil ninguém respeita mais.”