EM NOVA VG
Câmara de Várzea Grande aprova doação de área para construção de maternidade
Da Assessoria
Na sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Várzea Grande realizou Sessão Extraordinária para deliberar sobre o Projeto de Lei nº 159/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a receber, em doação — com ou sem encargos —, um imóvel particular destinado à instalação da sede própria da Maternidade Doutor Francisco Lustosa de Figueiredo.
Localizada atualmente ao lado do Hospital São Lucas, no bairro Nova Várzea Grande, a maternidade foi implantada na gestão do ex-prefeito Kalil Baracat e hoje funciona em prédio alugado. Com a aprovação do projeto, o município poderá formalizar a doação de um imóvel no bairro Chapéu do Sol, onde será construída a nova sede, substituindo a atual estrutura locada.
O projeto já tinha parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Loteamento e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
De acordo com o líder da prefeita, vereador Samir Katumata, a aprovação foi fundamental para assegurar um recurso de R$ 50 milhões já disponível na Caixa Econômica Federal para execução da obra.
“Dia 11 agora precisa ser apresentada ao Ministério da Saúde a planta do projeto, juntamente com o terreno. O espaço inicialmente previsto apresentou restrições ambientais, impossibilitando a obra. Essa doação garante a viabilidade e evita a perda do recurso para construção de uma maternidade grande e moderna”, afirmou.
O vereador Alessandro Moreira destacou o compromisso do Legislativo com a cidade e elogiou a parceria com o Executivo.
“Estamos aqui em uma Sessão Extraordinária sem qualquer ônus para o município ou para nós vereadores, demonstrando nosso compromisso com Várzea Grande. É hora de olhar para frente e construir soluções, como essa sede própria, que será um marco para nossa população. Quero parabenizar o Poder Executivo e, de forma muito especial, o pessoal da Secretaria de Saúde, que buscou os recursos para viabilizar essa obra, e também agradecer a pessoa que está fazendo a doação do imóvel, demonstrando compromisso com o futuro da cidade.”
Para o vereador Rogerinho da Dakar, a medida representa avanço significativo na saúde municipal.
“Há muito tempo, esperamos uma maternidade moderna. Hoje, a prefeita Flávia Moretti e a secretária Deisi dão um passo importante para oferecer às mães e crianças várzea-grandenses um espaço próprio e de qualidade.”
O vereador Sargento Galibert lembrou que a implantação da maternidade foi um marco para evitar que crianças de Várzea Grande nascessem em Cuiabá.
“A maternidade começou a ser viabilizada no passado, com o aluguel do Hospital São Lucas, evitando que nossas crianças nascessem fora da cidade. Hoje, garantimos a construção de uma sede própria, sem perder o recurso já assegurado. Essa é uma vitória de toda a população.”
O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, elogiou a presença dos parlamentares e ressaltou a importância da união para viabilizar o projeto.
“Todos os vereadores se prontificaram a vir, sem remuneração extra, para garantir a aprovação desse projeto tão importante para Várzea Grande. Esta Casa sempre estará aberta para discutir e aprovar medidas que beneficiem nossa população. Estamos falando de um investimento que vai mudar a realidade da saúde materno-infantil no município.”
Com a aprovação, o município poderá formalizar a doação e dar início ao processo de licitação para construção da nova sede da maternidade no bairro Chapéu do Sol, garantindo mais estrutura, conforto e segurança para mães e bebês.