Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

EM NOVA VG

Câmara de Várzea Grande aprova doação de área para construção de maternidade

Da Assessoria

0

Na sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Várzea Grande realizou Sessão Extraordinária para deliberar sobre o Projeto de Lei nº 159/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a receber, em doação — com ou sem encargos —, um imóvel particular destinado à instalação da sede própria da Maternidade Doutor Francisco Lustosa de Figueiredo.

Localizada atualmente ao lado do Hospital São Lucas, no bairro Nova Várzea Grande, a maternidade foi implantada na gestão do ex-prefeito Kalil Baracat e hoje funciona em prédio alugado. Com a aprovação do projeto, o município poderá formalizar a doação de um imóvel no bairro Chapéu do Sol, onde será construída a nova sede, substituindo a atual estrutura locada.

O projeto já tinha parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Loteamento e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com o líder da prefeita, vereador Samir Katumata, a aprovação foi fundamental para assegurar um recurso de R$ 50 milhões já disponível na Caixa Econômica Federal para execução da obra.

“Dia 11 agora precisa ser apresentada ao Ministério da Saúde a planta do projeto, juntamente com o terreno. O espaço inicialmente previsto apresentou restrições ambientais, impossibilitando a obra. Essa doação garante a viabilidade e evita a perda do recurso para construção de uma maternidade grande e moderna”, afirmou.

O vereador Alessandro Moreira destacou o compromisso do Legislativo com a cidade e elogiou a parceria com o Executivo.

“Estamos aqui em uma Sessão Extraordinária sem qualquer ônus para o município ou para nós vereadores, demonstrando nosso compromisso com Várzea Grande. É hora de olhar para frente e construir soluções, como essa sede própria, que será um marco para nossa população. Quero parabenizar o Poder Executivo e, de forma muito especial, o pessoal da Secretaria de Saúde, que buscou os recursos para viabilizar essa obra, e também agradecer a pessoa que está fazendo a doação do imóvel, demonstrando compromisso com o futuro da cidade.”

Para o vereador Rogerinho da Dakar, a medida representa avanço significativo na saúde municipal.

“Há muito tempo, esperamos uma maternidade moderna. Hoje, a prefeita Flávia Moretti e a secretária Deisi dão um passo importante para oferecer às mães e crianças várzea-grandenses um espaço próprio e de qualidade.”

O vereador Sargento Galibert lembrou que a implantação da maternidade foi um marco para evitar que crianças de Várzea Grande nascessem em Cuiabá.

“A maternidade começou a ser viabilizada no passado, com o aluguel do Hospital São Lucas, evitando que nossas crianças nascessem fora da cidade. Hoje, garantimos a construção de uma sede própria, sem perder o recurso já assegurado. Essa é uma vitória de toda a população.”

O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, elogiou a presença dos parlamentares e ressaltou a importância da união para viabilizar o projeto.

“Todos os vereadores se prontificaram a vir, sem remuneração extra, para garantir a aprovação desse projeto tão importante para Várzea Grande. Esta Casa sempre estará aberta para discutir e aprovar medidas que beneficiem nossa população. Estamos falando de um investimento que vai mudar a realidade da saúde materno-infantil no município.”

Com a aprovação, o município poderá formalizar a doação e dar início ao processo de licitação para construção da nova sede da maternidade no bairro Chapéu do Sol, garantindo mais estrutura, conforto e segurança para mães e bebês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação