SERIA UM ERRO
Janaina Riva diz que MDB não deve ocupar secretaria no governo e concorda que partido foi “expulso da gestão”
Patrícia Neves
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o partido não deve ocupar nenhuma secretaria no governo estadual. Segundo ela, a manutenção de espaços na gestão compromete o projeto político da sigla para as eleições de 2026.
A parlamentar também disse concordar com a fala do ex-presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, de que o partido foi “expulso da gestão”.
“Foi expulso da gestão, concordo, quando ele fala como quem viveu aquele momento e como alguém que conversou com o governo. Ele dialogou, eu não participei disso. Agora, obviamente, acredito que ele está dizendo que havia esse compromisso por parte do governo. E nós sabemos que as outras secretarias estão ocupadas por outros partidos”, declarou.
Janaina pontuou que a saída do partido da composição do governo não significa que os deputados da legenda deixaram a base governista. Segundo ela, apenas ela mesma não integra a base atualmente.
“Então, quando Bezerra diz que o partido saiu da composição do governo, o que é diferente de sair da base do governo, como vocês sabem, há vários deputados aqui que continuam na base do governo. Aliás, hoje, só eu não estou na base; os outros estão.”
Ainda segundo a deputada, não houve por parte do governo qualquer proposta de realocação do MDB em outra pasta ou alteração no nome do indicado anteriormente, o que teria motivado o afastamento do partido da gestão.
“Na verdade, ele disse o seguinte: não foi feita uma oferta por parte do governo para mudança de posição, mudança do indicado ou oferta de outra secretaria e isso não aconteceu. Então, Bezerra fala com esse sentimento.”
Para Janaina, é um erro o MDB seguir indicando nomes ao Executivo estadual neste momento.
“Agora, eu já dei minha opinião a vocês: acho que o MDB não tem que ter secretaria no governo. Isso, para mim, contamina o processo de 2026, no qual podemos estar juntos com União Brasil, com Republicanos, com o PSDB… com muita frieza e habilidade de negociar e construir. Hoje, eu acho que é um erro o MDB indicar quem quer que seja.”