Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POR ATÉ 6 MESES

Presidente da Câmara pede afastamento de 5 deputados que participaram de motim

Thalyta Amaral

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pediu a punição de cinco parlamentares federais que participaram da obstrução dos trabalhos legislativos, chegando a impedir o início de uma sessão. Como sanção, ele indicou o afastamento do mandato por até seis meses.

Parlamentares de Mato Grosso chegaram a constar na lista das possíveis punições, mas acabaram se livrando do afastamento sugerido por Motta.

Os cinco deputados que podem ser afastados são Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Camila Jara (PT-MS). A inclusão da petista na lista ocorreu após ela ser acusada de agredir fisicamente o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) durante o tumulto.

Na próxima semana, o Conselho de Ética da Câmara analisará o pedido do presidente e decidirá se aplicará ou não a punição. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, as denúncias sobre as supostas irregularidades nas condutas foram encaminhadas à Corregedoria Parlamentar, que deve apresentar um parecer preliminar.

O movimento que resultou nas acusações teve início na terça-feira (5) e se estendeu até quarta-feira (6), durando mais de 30 horas. Durante esse período, parlamentares da oposição ocuparam o plenário da Câmara em protesto, exigindo que três projetos fossem incluídos na pauta pelos presidentes da Câmara e do Senado. Entre eles estava o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação