DNA DO PODER
De pai para filho: políticos de Mato Grosso constroem legados que atravessam gerações
Thalyta Amaral

No Dia dos Pais, histórias de políticos que influenciaram diretamente o caminho dos filhos ganham destaque. Em diferentes esferas de poder, famílias constroem verdadeiras dinastias políticas, onde o legado não se limita a discursos, mas se materializa em votos, projetos de lei e mandatos conquistados ao longo de gerações. Conheça duas histórias de filhos que seguiram o exemplo dos pais na vida pública.
Nascido na comunidade rural do Sangradouro, em Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), José Maria Barbosa sonhava em fazer a diferença na capital, especialmente nas causas de cunho social. Juca do Guaraná, como ficou conhecido na cidade por causa de sua empresa de guaraná ralado, foi eleito vereador em 2008 e permaneceu no cargo até 2012.
Foi nesse mesmo ano que seu filho, Lídio Barbosa, o Juca do Guaraná Filho (MDB), se elegeu vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2016 e 2020. Em 2022, já após a morte do pai, alcançou um dos maiores sonhos do patriarca e foi eleito deputado estadual, cargo que ocupa atualmente.
“Meu pai foi meu maior exemplo na vida e na política. Como vereador por Cuiabá, ele me ensinou que servir às pessoas com honestidade e dedicação é o maior legado que alguém pode deixar. Hoje, sigo seus passos com orgulho, mantendo viva a história que ele começou a escrever”, afirmou Juca do Guaraná Filho ao Muvuca Popular.
Quem também vem de uma família tradicional na política é o ex-prefeito e ex-deputado estadual Emanuel Pinheiro (PSD). Ele é filho de Emanuel Pinheiro da Silva Primo, advogado e professor de Direito, eleito duas vezes deputado estadual. Seu pai chegou a presidir a Assembleia Legislativa e, em 1970, foi eleito deputado federal pelo extinto partido Arena.
O pai foi assassinado em Chapada dos Guimarães (62 km ao norte da capital) quando Emanuel tinha apenas 9 anos. “Isso surgiu de forma espontânea. Após o falecimento dele, começou a crescer dentro de mim o desejo de me formar em Direito e dar sequência à luta e ao legado do meu pai”, contou ao Muvuca Popular.
Em sua trajetória, Emanuel foi deputado estadual por quatro mandatos e prefeito de Cuiabá por duas vezes. Durante essa caminhada, foi surpreendido pelo desejo do filho, Emanuelzinho (MDB), de seguir seus passos. Em sua primeira eleição, em 2018, Emanuelzinho foi eleito deputado federal e conseguiu se reeleger em 2022.
“Veio o Emanuelzinho, que também de forma espontânea, natural — ele inclusive ia ser padre, já estava dentro do seminário —, mas a minha primeira candidatura à Prefeitura de Cuiabá, em 2016, despertou nele esse dom, essa vocação”, relatou Emanuel.
“É uma honra muito grande podermos ter uma família que, há três gerações — de pai para filho, de filho para neto —, ergue essa bandeira e, nessa verdadeira hereditariedade política, continua trabalhando muito por Cuiabá e por Mato Grosso”, comemorou com orgulho o ex-prefeito.