Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CRIME ORGANIZADO

Secretaria de Justiça apreende 50 drones em penitenciárias de Mato Grosso em sete meses

Thalyta Amaral

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) apreendeu 50 drones tentando entrar em penitenciárias. O dado foi destaque em uma matéria de O Globo, na última semana, sobre as ações das facções para favorecer seus integrantes que estão presos.

Ao O Globo, o próprio secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, admitiu que essa modalidade de crime tem crescido dentro do sistema penitenciário. “Percebemos um aumento significativo; é uma nova modalidade que vem sendo intensificada.”

De 2022 a 2024, o Estado apreendeu 292 drones que sobrevoaram as unidades penitenciárias estaduais. Os casos se concentram na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá — onde estão presos líderes do Comando Vermelho — e na Penitenciária de Mata Grande, em Rondonópolis (212 km ao sul da Capital).

Em entrevista ao O Globo, a professora de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Simone Gomes, afirmou que, com a pandemia, esse tipo de equipamento passou a ser ainda mais usado por causa da suspensão das visitas.

“Os drones são mais rápidos e você pode posicionar os faccionados em um raio grande de distância para fazer as entregas (…) são drones bem caros, de R$ 50 mil e até R$ 100 mil, mas que podem fazer até 10 voos por noite”, explicou a socióloga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação