FLAGRANTE NO DOMINGO
Empresário é preso em flagrante pela PF ao tentar embarcar em voo com pistola e 35 munições
Patrícia Neves
O empresário Osvaldo Alves de Souza, de 48 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Federal na tarde de domingo (10), ao tentar embarcar no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, portando uma pistola calibre 9 milímetros e 35 munições. A arma estava dentro de uma mochila de costas e foi detectada durante a inspeção por raio-X.
De acordo com o boletim de ocorrência, agentes federais foram acionados após um funcionário, do setor de segurança do aeroporto, identificar o armamento durante a triagem de bagagens. Com o empresário, também foram encontrados dois carregadores, o certificado de registro da arma de fogo e o certificado de registro como CAC (caçador, atirador e colecionador).
Uma equipe foi acionada e ele foi encaminhado à Polícia Civil. A prisão em flagrante foi lavrada pelo delegado Ivar Polessa, por crimes de porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito, conforme previsto no artigo 16 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
Durante o depoimento, Osvaldo alegou que viajava a trabalho com clientes para um evento em São Paulo e que esqueceu a arma na mochila após um treino de tiro. Ele afirmou estar ciente de que não poderia transportar o armamento daquela forma e disse que a pistola estava desmuniciada, conforme as normas de transporte, mas reconheceu o erro e que havia se distraído e esquecido de remover o armamento da mochila.
O empresário permanece detido e passará por audiência de custódia na tarde desta segunda-feira (11).