ALEXANDRE DE MORAES
Júlio afirma que ministro do STF tem agido com “muita truculência” nos processos do 8 de janeiro
Thalyta Amaral
O deputado estadual Júlio Campos (União) afirmou nesta quarta-feira (6), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem agido com “muita truculência” nos processos relacionados ao 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que nesta semana teve a prisão domiciliar decretada.
“Um ministro do Supremo que tem agido com muito rigor, muita truculência, até abuso de autoridade com relação aos processos do 8 de janeiro, não só envolvendo o ex-presidente Bolsonaro, como também centenas de pessoas que foram punidas com até 17 anos de cadeia, o que é um absurdo”, criticou.
O 8 de janeiro a que Campos se refere ocorreu em 2023, quando milhares de pessoas ocuparam a Praça dos 3 Poderes e destruíram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). Vários participantes do ato já foram condenados e Jair Bolsonaro responde criminalmente por ser um dos líderes do movimento.
O parlamentar comentou sobre a “ocupação” do Congresso Nacional na última noite como repercussão da prisão domiciliar do ex-presidente. “Essa é uma reação muito grande que os partidos que compõem a base bolsonarista estão fazendo (…) porque agora a sociedade brasileira reage desta vez ou não vai reagir nunca (…) já chegou a um ponto que está havendo abuso de autoridade”.
Júlio também manifestou apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes, que está próximo de começar a tramitar no Senado. “Há poucos dias ninguém acreditava e agora já chegou a 39, 40 assinaturas”.