Na segunda-feira (11), cento e dezesseis crianças, do 8º e 9º ano, da escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos (CAIC) tiveram a chance de participar da primeira Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025, que é a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro.
A Blitz ONEE busca aproximar os estudantes de temas como sustentabilidade, consumo de energia elétrica e explicar como funciona estruturada a matriz energética brasileira. A programação contou com palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, “desde quando ouvi pela primeira vez sobre as Olímpiadas eu me animei, e essa Blitz aqui na escola é uma oportunidade de aprender e ao mesmo tempo me divertir com meus amigos” disse Kauã Felipe Almeida Costa Silva aluno do 9º ano.
Para a diretora da escola CAIC, Selcilene Gonçalves de Oliveira, essa é uma oportunidade importante de aprendizado para os alunos, “a emoção é enorme, é gratificante, é um prazer, é um orgulho receber nessa comunidade um evento dessa dimensão. Aqui a gente vai por em prática aquilo que a escola já faz de melhor, que é ensinar. Nós já tivemos aqui um campeão estadual e pode ter certeza que o CAIC vai ter várias medalhas novamente”.
A Blitz faz parte da mobilização nacional em torno da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, que abriu inscrições no dia 1º de agosto e pretende alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.
“Hoje ouvimos por aqui vários temas como educação, consumidor do futuro, meritocracia. Tudo que a Energisa acredita. Estamos ajudando a contribuir com o nosso consumidor consciente do futuro, criançada que tem muito a correr atrás dos desafios da vida para que sejam pessoas cada vez mais nobres na fase adulta. Quando se fala em mérito, educação, consumidor consciente é o que a Energisa acredita”, disse Marcelo Vinhaes diretor-presidente da Energisa Mato Groso.
A ação contou a presença de autoridades nacionais como o diretor da Anel, Fernando Mosna, que fez reforçou a importância social da ONEE, “na medida em que você tem alunos de 8º e 9º ano aprendendo e se preocupando com questões de eficiência energética no momento que eles virarem consumidores certamente eles vão ter condição de ser um consumidor mais consciente”. O presidente da Abradee, Marcos Madureira, também esteve em Várzea Grande e reforçou o principal objetivo da Olímpiada, “é um meio de estar perto de quem mais tem condições de alterar a forma de usar a energia no Brasil, que são as nossas crianças”.
O secretário municipal de educação, Igor Cunha, e o vice-prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli e o senador Wellinton Fagundes também subiram ao palco e tiveram a chance de conversar com os estudantes, “queremos que cada jovem e cada criança possam ter oportunidade de conhecer como faz o desenvolvimento de uma nação. Um aluno bem-preparado vai saber usar a energia de forma sustentável. É isso que queremos” disse o senador.
A inscrição vai até o dia 12 de setembro, através do site www.one.org.br. Qualquer aluno, matriculado no oitavo e nono ano de escolas públicas e privadas podem participar.