Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

MANHÃ DIVERTIDA

Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética reúne autoridades e crianças

0

Na segunda-feira (11), cento e dezesseis crianças, do 8º e 9º ano, da escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos (CAIC) tiveram a chance de participar da primeira Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025, que é a maior competição estudantil do setor elétrico brasileiro.

A Blitz ONEE busca aproximar os estudantes de temas como sustentabilidade, consumo de energia elétrica e explicar como funciona estruturada a matriz energética brasileira. A programação contou com palestras, jogos, desafios e atividades lúdicas, “desde quando ouvi pela primeira vez sobre as Olímpiadas eu me animei, e essa Blitz aqui na escola é uma oportunidade de aprender e ao mesmo tempo me divertir com meus amigos” disse Kauã Felipe Almeida Costa Silva aluno do 9º ano.

Para a diretora da escola CAIC, Selcilene Gonçalves de Oliveira, essa é uma oportunidade importante de aprendizado para os alunos, “a emoção é enorme, é gratificante, é um prazer, é um orgulho receber nessa comunidade um evento dessa dimensão. Aqui a gente vai por em prática aquilo que a escola já faz de melhor, que é ensinar. Nós já tivemos aqui um campeão estadual e pode ter certeza que o CAIC vai ter várias medalhas novamente”.

A Blitz faz parte da mobilização nacional em torno da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, que abriu inscrições no dia 1º de agosto e pretende alcançar meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino.

“Hoje ouvimos por aqui vários temas como educação, consumidor do futuro, meritocracia. Tudo que a Energisa acredita. Estamos ajudando a contribuir com o nosso consumidor consciente do futuro, criançada que tem muito a correr atrás dos desafios da vida para que sejam pessoas cada vez mais nobres na fase adulta. Quando se fala em mérito, educação, consumidor consciente é o que a Energisa acredita”, disse Marcelo Vinhaes diretor-presidente da Energisa Mato Groso.

A ação contou a presença de autoridades nacionais como o diretor da Anel, Fernando Mosna, que fez reforçou a importância social da ONEE, “na medida em que você tem alunos de 8º e 9º ano aprendendo e se preocupando com questões de eficiência energética no momento que eles virarem consumidores certamente eles vão ter condição de ser um consumidor mais consciente”. O presidente da Abradee, Marcos Madureira, também esteve em Várzea Grande e reforçou o principal objetivo da Olímpiada, “é um meio de estar perto de quem mais tem condições de alterar a forma de usar a energia no Brasil, que são as nossas crianças”.

O secretário municipal de educação, Igor Cunha, e o vice-prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli e o senador Wellinton Fagundes também subiram ao palco e tiveram a chance de conversar com os estudantes, “queremos que cada jovem e cada criança possam ter oportunidade de conhecer como faz o desenvolvimento de uma nação. Um aluno bem-preparado vai saber usar a energia de forma sustentável. É isso que queremos” disse o senador.

A inscrição vai até o dia 12 de setembro, através do site www.one.org.br. Qualquer aluno, matriculado no oitavo e nono ano de escolas públicas e privadas podem participar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação