PODERES INDEPENDENTES
Faissal nega interferência de Abílio na Câmara e cobra harmonia entre vereadores e secretários
Kamila Araújo

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) afirmou que não vê interferência do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), nos trabalhos da Câmara Municipal. Para ele, a relação entre Executivo e Legislativo está “de modo geral satisfatória”, embora reconheça que críticas e divergências sejam naturais no processo político.
Faissal destacou que os projetos enviados por Abílio ao Legislativo não têm viés de confronto com os vereadores, o que tem facilitado a relação harmônica entre os poderes, em seu entendimento.
“Quando é bom, votam sim; quando não é bom, votam não. É assim que deve ser”, disse, defendendo que cada parlamentar mantenha independência de voto.
O deputado também comentou episódios recentes em que críticas da presidente da Câmara, sua irmã Paula Calil (PL), que resultaram na queda da então secretária de Mobilidade Urbana Vânia Rosa.
Para ele, não se trata de uma disputa de poder, mas de cobrança legítima. “Vereadores e deputados representam a população e, por isso, precisam ser atendidos pelos secretários, independentemente de afinidade política”, afirmou.
Faissal reforçou que o atendimento às demandas dos parlamentares é, na verdade, resposta às necessidades dos cidadãos. “O secretário não está atendendo o vereador, está atendendo a população que procurou o parlamentar”, disse, cobrando mais abertura e diálogo na gestão municipal.