Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Mercado de florestas plantadas pauta a programação do Florestar 2025

Da Redação

0

O mercado de floresta plantada em Mato Grosso é o eixo central da sexta edição do Florestar 2025, evento realizado pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) nos dias 28 e 29 de agosto em Sinop (MT). Voltado para produtores, pesquisadores e empresários, o congresso abordará boas práticas, inovações e apresentará um diagnóstico atualizado sobre a oferta e demanda por madeira de reflorestamento no estado.

“Queremos mostrar o potencial de Mato Grosso no mercado de florestas plantadas, principalmente neste cenário em que a demanda é crescente e a oferta, reduzida”, observou Glauber Silveira, vice-presidente da Arefloresta e organizador do evento.

O reflorestamento é um setor estratégico para a sustentabilidade estadual e brasileira. O plantio de florestas reduz a pressão do mercado sobre as vegetações nativas e contribui para a descarbonização, pois, ao longo do desenvolvimento das árvores, ocorre o sequestro e a estocagem de carbono. Além disso, a atividade de silvicultura é uma importante geradora de empregos, principalmente em áreas rurais.

Mato Grosso se destaca no cenário nacional pela produção florestal. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado possui cerca de 129 mil hectares de eucalipto e 68 mil hectares de teca plantados. “Em 2022, o setor de base florestal recolheu R$ 66,2 milhões em impostos para os cofres públicos estaduais”, lembrou Silveira.

O presidente da Arefloresta, Clair Bariveira, acrescenta que Mato Grosso tem milhares de hectares aptos ao plantio florestal  seja para fins de celulose, biomassa ou setor da construção e moveleiro. “O que é uma grande oportunidade de investimento, ainda mais neste cenário em que a sustentabilidade é a pauta número um das discussões globais”, destacou o presidente.

Os produtos florestais mato-grossenses alcançam 61 países em cinco continentes, o que atesta a importância do setor para a economia de Mato Grosso. Barivieira explicou que a venda para o mercado externo amplia a presença do agronegócio estadual em novos países, gerando mais empregos e aumentando a renda no campo e nas cidades. “Uma pauta de exportação diversificada e de maior valor agregado contribui para o fortalecimento da classe média rural e para o crescimento econômico sustentável do estado”, argumentou.

De olho nesse cenário, a Arefloresta programou nove palestras, entre painéis técnicos, cases de inovação, dados de mercado e uma visita técnica ao viveiro Flora Sinop. Além do diagnóstico setorial, a programação inclui temas como manejo florestal, investimentos, inovação tecnológica e sustentabilidade.

O Florestar 2025 será realizado na unidade da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. O evento recebe patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Senar-MT, Inpasa, Casa do Adubo, CM Florestal, ICL Florestas, Flora Sinop, Ralyza e Ziane Florestal. Entre os apoiadores, estão Embrapa, Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (EMEF) e FS Florestal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação