Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

FALTA ESFORÇO

Sem solução à vista, Botelho aponta omissão da prefeitura no caso Santa Casa

Patrícia Neves e Maryelle Campos

0

Com a indefinição se arrastando há meses, o possível fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá continua gerando impasses. Na manhã desta quarta-feira (13), o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) voltou a cobrar posicionamento da gestão municipal e criticou a falta de vontade para resolver o impasse.

“Eu acho que emenda não é a salvação da Santa Casa. Emenda é pontual, é de um ano, não vai resolver. O que resolve é vontade política, tanto da Prefeitura de Cuiabá quanto do Governo do Estado. E eu acredito que o governo, especialmente a prefeitura, não está demonstrando essa vontade”, afirmou Botelho.

Apesar de diversas audiências públicas, propostas de emendas e discussões políticas, a única medida prática anunciada até agora foi a previsão do fechamento definitivo da unidade em dezembro de 2025, com a promessa de que o novo Hospital Central de Cuiabá absorverá as demandas atualmente atendidas pela Santa Casa.

A justificativa do Governo do Estado para o fechamento é o alto custo de manutenção do prédio – da ordem de mais de R$1 milhão/mês – além do acúmulo de mais de R$ 78 milhões em dívidas trabalhistas, tornando a operação financeiramente inviável. No mês passado, a venda do imóvel para quitar os créditos trabalhistas também foi autorizado pela Justiça do Trabalho.

Desconfortável, Botelho disse que já propôs projetos para salvar a instituição, relembrou que a própria Prefeitura teria se inspirado em uma de suas propostas de governo e, portanto, agora precisa assumir a responsabilidade. “A responsabilidade ali é da prefeitura. Ele poderia pegar, ele copiou do meu projeto quando busquei salvar a Santa Casa, então agora tem que concretizar isso e municipalizar a unidade”, declarou, em referência ao prefeito Abílio Brunini, que ganhou o pleito municipal de Botelho em 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação