Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PARCERIA

Universidade de Minnesota e UFMT propõem à Famato parceria que vai conectar o agro à sociedade

Da Redação

0

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta terça-feira (12/08) a visita de professores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, para tratar de uma parceria voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural e ao desenvolvimento da sociedade. Estiveram presentes o diretor do Escritório de Iniciativas Globais, Dr. John Vreyens, o diretor do Departamento de Extensão da Faculdade de Alimentos, Agricultura e Meio Ambiente, Dr. Michael Schmitt, e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – campus de Sinop, Roberta Nogueira. A reunião também contou com a participação de Rita Chiletto, da Unidade de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O grupo foi recebido pelos diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), e pelo superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer. O encontro teve como pauta o “Programa de Formação de Extensionistas Baseado em Competências”, idealizado pela Universidade de Minnesota e pela UFMT, que busca desenvolver profissionais capazes de conectar conhecimento científico e valores éticos e culturais às necessidades da população. O objetivo é que, por meio da extensão, instituições se tornem um elo entre a sociedade e as soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais, sempre de forma sustentável.

Segundo a professora Roberta, na prática, o programa vai capacitar profissionais e especialistas para ampliar sua atuação e melhorar a comunicação com diferentes setores e com a sociedade. Os professores John Vreyens e Michael Schmitt compartilharam a experiência da Universidade de Minnesota, que reformulou sua forma de diálogo com o público. Como exemplo, citaram a soja: “Quando queremos falar com a sociedade sobre a soja, mostramos, por meio de campanhas, seus benefícios para a saúde, onde ela está presente e como contribui para a vida das pessoas. O mesmo vale para outras áreas e setores.”

A proposta também se baseia na construção de relações de confiança entre órgãos, instituições e organizações. “Como estamos fazendo hoje na Famato e com as casas que compõem o Sistema Famato – AgriHub, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os Sindicatos Rurais. A vida das pessoas muda a partir de uma relação de confiança”, ressaltou Roberta.

Para o diretor Robson Marques, a iniciativa é positiva por unir produção, ciência, pesquisa e tecnologia, ajudando a identificar falhas de narrativa, aprimorar a comunicação do agro e despertar o interesse da sociedade pelo setor. Já o diretor Ronaldo Vinha destacou que temas como embates políticos e comerciais e demandas de mercado devem integrar a grade de extensão, permitindo que a sociedade conheça o agro como ele realmente é. “Além de produzir, os produtores rurais de Mato Grosso preservam mais de 40% de suas propriedades, cumprem a legislação, alimentam, geram empregos e movimentam a economia do estado e do país.”

O superintendente Cleiton Gauer reforçou que a Famato está aberta a parcerias com instituições de ensino e pesquisa. “Nosso objetivo é agregar valor não apenas ao setor produtivo, mas também à sociedade”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação