SEPULCRO CAIADO
Investigado por fraude, ex-vereador Luis Claudio é afastado do Tribunal de Justiça
Da Redação

O ex-vereador de Cuiabá e servidor efetivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o ex-vereador Luiz Cláudio Sodré, foi afastado de suas funções por determinação do presidente do TJMT, desembargador José Zukim Nogueira. A decisão ocorre no contexto da Operação Sepulcro Caíado, deflagrada pela Polícia Civil no último dia 30 de julho, que investiga um esquema de corrupção envolvendo a liberação de alvarás da Conta Única do Poder Judiciário. Já foram alvos de prisão e indiciamento, onze advogados e quatro servidores.
Segundo relatório produzido pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá e encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o delegado responsável pela investigação, Pablo Carneiro, sugeriu a abertura de um inquérito complementar para apurar a conduta de Luiz Cláudio no suposto esquema.
Por meio de documentos falsificados, um servidor do TJ realizava transferências de valores para contas vinculadas a processos fraudulentos, viabilizando saques com base em alvarás judiciais. O grupo teria causado um prejuízo que pode ultrapassar R$ 21 milhões ao erário e a partes processuais.
Nenhum dos indiciados pelo esquema permanece detido.