OPERAÇÃO CONTRAPROVA
Acusada de falsificar resultados de exames, empresa alvo de investigação atendia mais de 300 pacientes de home care
Thalyta Amaral

Alvo da Operação Contraprova nesta sexta-feira (15), a Bioseg prestava serviços para uma empresa que mantinha contrato com o Estado para realizar exames laboratoriais em mais de 300 pacientes de home care — pessoas com problemas graves de saúde e que estão acamadas. A Bioseg é investigada por fazer a coleta do material biológico, mas não realizar as análises e, posteriormente, falsificar os resultados.
“Uma dessas empresas ganhou uma licitação do Governo do Estado para prestar serviço ao SUS, atendendo de 300 a 400 pessoas em todo o estado que estão em home care. E os exames coletados dessas pessoas por essa empresa eram encaminhados para esse laboratório [Bioseg] para a realização de análises”, informou o delegado Rogério da Silva Ferreira, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).
“Há um temor de que essa conduta possa ter prejudicado a saúde e a vida de diversas pessoas, principalmente pacientes do SUS, porque eles prestavam serviços para prefeituras, Câmaras de Vereadores e também para convênios particulares que ganhavam licitações do Governo do Estado”, detalhou o delegado.
Segundo as investigações, a Bioseg não realizava os exames dos materiais biológicos que coletava. Em um dos casos apurados, um idoso precisou repetir os exames porque o médico desconfiou que os resultados não condiziam com o quadro clínico, o que foi confirmado pelo novo teste.
A quadrilha, liderada por um biomédico sócio da Bioseg, fazia coletas de materiais para testes de covid-19, toxicológicos e de infecções sexualmente transmissíveis, mas não realizava os exames, tampouco os enviava para outros laboratórios para fazer a contraprova.
Na operação, além do fechamento das unidades da empresa em Cuiabá, Sinop (500 km ao norte da Capital) e Sorriso, também foi determinada a prisão do biomédico sócio da Bioseg, a suspensão de seu registro profissional e a proibição de a empresa firmar contratos com o Poder Público.