SEM ESPAÇO PARA JANAINA
Brunini reforça posicionamento contra MDB e reafirma apoio a Medeiros e Mendes ao Senado
Kamila Araújo

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), rejeitou qualquer possibilidade de aproximação com o MDB em Mato Grosso e afirmou que não apoiará a deputada estadual Janaina Riva (MDB) para o Senado Federal caso o partido formalize uma aliança com o PL para as eleições de 2026.
Para o prefeito, o MDB é um partido de esquerda, alinhado ao governo federal, e qualquer composição estadual será política, mas não contará com seu apoio.
Segundo Abílio, seu apoio para a eleição ao Senado no próximo ano será para o deputado federal José Medeiros (PL) e para o governador Mauro Mendes (União).
Em seu entendimento, ambos podem fortalecer a direita de Mato Grosso no Congresso Nacional.
“Eu respeito o senador Wellington Fagundes, mas já deixo claro: os meus pré-candidatos ao Senado são José Medeiros e Mauro Mendes. Se o PL quiser fazer parceria com o MDB, problema deles. Eu não vou seguir. Não apoio o MDB em nada, não busco vínculo com o MDB e não terei nenhuma participação política que se aproxime disso”, disse.
Segundo Abílio, a decisão de possíveis alianças a nível nacional envolvendo o PL e o MDB não altera sua posição no estado.
“Não tenho nada contra Janaina como pessoa, mas politicamente não há alinhamento. É uma estratégia política. Meu pré-candidato ao Senado é José Medeiros, meu pré-candidato ao Senado é Mauro Mendes. Fora disso, não há construção política partidária com o MDB. Eu nunca procurei o MDB para nada. O partido sempre esteve ao lado da esquerda em Mato Grosso”.
O prefeito reforçou ainda seu posicionamento em relação ao histórico e à postura do MDB:
“O MDB aqui em Mato Grosso é de esquerda. Emanuelzinho, Valtenir Pereira e Bezerra são do MDB e estão alinhados à base do governo Lula. Não adianta tentar compor com o PL para dar uma aparência de direita. Isso não existe. Quem quiser seguir essa aliança, que siga, mas eu não sigo”.
Com relação à disputa majoritária pelo governo do Estado, Abílio destacou que Wellington Fagundes (PL) e Otaviano Pivetta (Republicanos) são bons nomes, mas frisou que irá aguardar a orientação partidária, reforçando que sua prioridade é manter um projeto coeso para o Senado.
“Meu desejo é construir um projeto junto com José Medeiros e Mauro Mendes. O estado de Mato Grosso não pode cair em divisões políticas ou rachaduras. Temos uma responsabilidade grande de levar ao Senado dois senadores de direita que representem nossos valores e defendam o estado”.