Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

AUMENTO DE DEMANDA

Justiça Eleitoral aprova criação da 59ª Zona Eleitoral, em Sinop

Da Redação

0

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou, por meio da Resolução nº 2921, a criação da 59ª Zona Eleitoral do estado, com sede no município de Sinop (481 km ao Norte de Cuiabá).

A medida, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21), busca atender ao crescimento populacional e do eleitorado local, além de aliviar a sobrecarga atualmente enfrentada pela 22ª Zona Eleitoral, responsável pela região.

A resolução depende, agora, da homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entrar em vigor. No voto do relator, desembargador Marcos Machado, destacou-se a urgência da medida diante do expressivo crescimento de Sinop. Em 2015, o município possuía 84.594 eleitores e eleitoras e, em 2025, o número saltou para 114.783, representando um aumento de 35,69% em uma década.

As projeções indicam que o eleitorado pode chegar a 129 mil até 2030. Já a população geral do município também apresenta forte expansão: de 196.312 habitantes, registrados no Censo de 2022, passou para uma estimativa de 216.029 pessoas em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do aspecto demográfico, o relator ressaltou a relevância econômica de Sinop, que se consolidou como a quarta maior cidade do estado, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões e PIB per capita de R$ 64,6 mil. Esse dinamismo, segundo o desembargador, reflete diretamente na demanda por serviços da Justiça Eleitoral, como alistamento, regularização cadastral, fiscalização de contas de campanha e acompanhamento de propaganda eleitoral.

O desembargador Marcos Machado, que também atua como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MT, também salientou que soluções alternativas, como atendimentos itinerantes ou postos provisórios, não são suficientes para suprir a necessidade da região.

O remanejamento de eleitores para zonas vizinhas foi considerado inviável devido às grandes distâncias, como por exemplo: 64 km até Vera, 85 km até Sorriso e 90 km até Cláudia. “A sobrecarga sobre a 22ª Zona Eleitoral não é um problema futuro, mas uma realidade presente que se agravará exponencialmente se a estrutura permanecer inalterada”, afirmou.

Com a criação da 59ª Zona Eleitoral, a Justiça Eleitoral busca garantir maior acesso da população aos serviços, fortalecendo a cidadania e assegurando o pleno exercício democrático em um dos municípios que mais crescem em Mato Grosso e no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação