Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

POPULISMO PENAL

Edna Sampaio defende diálogo com famílias e critica punição a alunos por gesto durante visita de Barroso

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A deputada estadual Edna Sampaio (PT) se posicionou nesta terça-feira (20) sobre o episódio envolvendo alunos de uma escola estadual em Cuiabá, que fizeram gestos de possível apologia a facções criminosas durante a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, na última segunda-feira (18).

Questionada se os estudantes deveriam ser punidos, Edna destacou que o foco não deve estar na penalização imediata, mas sim na compreensão das causas sociais que levam a esse tipo de comportamento.

“O que a gente precisa é de inteligência para investigar as facções criminosas, inclusive a presença das facções criminosas na política, para poder resolver o problema na raiz. Não é punir crianças e adolescentes que estão fazendo isso. O gesto de crianças e adolescentes é um indicador que deve trazer preocupação para o poder público: preocupação com a educação, com a desigualdade social, com as oportunidades que esses jovens estão tendo”, declarou a parlamentar.

Para Edna, a criminalização dos jovens pode representar um caminho equivocado, o que ela classificou como “populismo penal”.

“Se não, a gente entra num populismo penal aqui que não vai resolver problema nenhum”, alertou.

Apesar disso, a deputada defendeu que os pais dos alunos sejam identificados e chamados para diálogo com a escola e com as autoridades educacionais, como forma de envolver toda a comunidade na construção de soluções.

“Acho que os pais dessas crianças devem ser identificados e chamados para conversar. Eles devem ser punidos também”, afirmou, ressaltando que a punição deve ser pedagógica e acompanhada de orientação.

Edna defendeu ainda uma relação mais próxima entre escolas e famílias, com participação ativa dos professores e da comunidade escolar em geral.

“A escola deve abraçar a comunidade, deve trazer as famílias para dentro da escola, deve criar conselhos escolares que tenham participação dos professores. Acho que na escola deve ter equipes multidisciplinares”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação