INOVAÇÃO
Gestão do Parque Novo Mato Grosso será comandada por associação privada por 25 anos
Patrícia Neves e Thalita Amaral
O presidente da MTPAR, Werner Santos, afirmou que a gestão do Parque Novo Mato Grosso, que já está parcialmente em operação e está estrategicamente localizado às margens da MT-251, será administrado por meio de um associação. O edital de chamamento público já foi lançado. No próximo dia 5 de setembro, conforme edital, será realizada a divulgação no site da MT Par do parceiro selecionado. A duração da associação será de 25 (vinte e cinco) anos, com possibilidade de prorrogação, caso seja de interesse público.
“É fundamental que o setor privado assuma essa responsabilidade, pois o governo não possui condições de manter o parque sozinho. No entanto, o nosso parceiro privado não terá retorno financeiro direto. Todo o investimento será integralmente reinvestido no próprio Parque do Mato Grosso. O objetivo não é lucro, mas garantir a sustentabilidade e a continuidade das operações”, explicou Santos.
O presidente da MTPAR enfatizou que a administração do parque exige um parceiro comprometido com o sucesso e com a manutenção a longo prazo, dada a grandeza do espaço e os altos custos operacionais envolvidos. “Estamos falando de um parque de grande porte, que exige investimentos elevados. A manutenção será cara e constante. Portanto, é imprescindível que todos os recursos provenientes de eventos e incentivos sejam direcionados exclusivamente para o cuidado e a preservação do parque”, detalhou.
Santos também explicou o modelo de gestão adotado, que será realizado por meio de uma associação composta por diversos parceiros, com foco no benefício da população de Mato Grosso. “Não estamos falando de filantropia nem de um modelo de concessão lucrativa. Trata-se de uma associação que vai administrar o parque, e todos os recursos financeiros gerados serão destinados, sem exceção, à manutenção do espaço”, afirmou o presidente da MTPAR.
“Os trabalhadores da associação serão remunerados e todo o recurso gerado, seja por eventos ou outras atividades, será reinvestido para garantir a conservação e o bom funcionamento do Parque Novo Mato Grosso. O objetivo é que o parque se mantenha sempre em boas condições para atender à população de Mato Grosso”, concluiu Werner Santos.
Parque
Com uma área construída de 3 milhões de metros quadrados, o Parque Novo Mato Grosso abrigará uma série de atrativos. Um deles, projetada maior roda gigante da região Centro-Oeste, com impressionantes 108 metros de altura, o equivalente a um prédio de 36 andares. Um autódromo internacional, com infraestrutura planejada para sediar competições de alto nível, inclusive noturnas, graças a um sistema de iluminação especial.
Também terá a Vila das Nações, um conceito inovador que trará réplicas de locais emblemáticos de países como Japão, Itália e Portugal, oferecendo uma imersão cultural diversificada.