OTIMISMO
PT quer 4 deputados estaduais e 2 federais nas eleições de 2026
Thalyta Amaral e Maryelle Campos
O Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso está otimista para as eleições do próximo ano e projeta eleger quatro deputados estaduais e dois deputados federais. Atualmente, a sigla possui dois parlamentares na Assembleia Legislativa – Lúdio e Valdir Barranco – e nenhum representante na Câmara dos Deputados.
“Nós já fizemos duas reuniões nas últimas semanas com PT, PV e PCdoB para desenhar nossa chapa proporcional. Zé Carlos [do Pátio] se filiou ao PV, dona Neuma [esposa de Pátio] também se filiou ao PV. Então, novos candidatos vêm se somar aos nomes que a nossa federação já tem, para que possamos formar uma chapa proporcional capaz de duplicar nossa bancada na Assembleia e eleger dois parlamentares federais por Mato Grosso”, explicou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Entre os nomes que o partido pretende lançar para a Câmara Federal estão Neuma Morais, esposa de José Carlos do Pátio; a vereadora Professora Graciele (PT), de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá); e o também professor Léo Rondon (PT). A expectativa é que esses nomes ajudem a atingir o quociente eleitoral e garantam o retorno da ex-deputada federal Rosa Neide (PT).
“Na leitura que fazemos, dona Neuma e Rosa [Neide] juntas já asseguram uma vaga. E, com os demais nomes que vamos colocar na chapa, ampliamos a possibilidade de eleger dois federais”, afirmou Lúdio, ao detalhar os planos do partido.
Ele ainda criticou a atual representação do estado em Brasília. “A bancada federal de Mato Grosso hoje é uma vergonha. O estado precisa de parlamentares à altura das nossas necessidades”.