ALVO DE CRÍTICAS
“A vida é feita de liberdade de expressão”, afirma presidente do STF em visita a Cuiabá
Thalyta Amaral e Maryelle Campos
Em meio às polêmicas do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o limite para as postagens nas redes sociais, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, esteve em Cuiabá nesta segunda-feira (18) e falou sobre os direitos fundamentais do cidadão. “A vida é feita de liberdade de expressão, de cidadania”.
O STF tem sido criticado por decisões de proibição de postagens e retirada de conteúdos de redes sociais, especialmente no que se refere ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está proibido de postar na internet, além de cumprir prisão domiciliar. Apoiadores de Bolsonaro afirmam que ele sofre censura por parte do STF.
Na visita a Cuiabá, Barroso falou sobre liberdade de expressão e também sobre a polarização política vivida no país atualmente. Para o ministro, “a gente tem que conviver com o diferente; o pensamento único só existe em ditaduras”.
“Parte das regras do jogo na democracia tem respeito e consideração por todas as pessoas”, defendeu o ministro, que negou ser “militante” de esquerda ou direita.
“O grande problema, ao contrário do que às vezes se difunde, não é a polarização. Ideias diferentes sempre vão existir. O que aconteceu de novidade no mundo foi a intolerância, o extremismo, a incapacidade de aceitar o outro que pensa diferente”, explicou.
“A democracia tem lugar para liberais, tem lugar para conservadores, tem lugar para progressistas, tem lugar para todo mundo que se disponha a jogar pelas regras do jogo”, enfatizou o presidente do STF.