MOBILIDADE URBANA
MP discute mobilidade em Cuiabá diante de obras simultâneas que travam principais vias
Da Redação

A execução simultânea de grandes obras viárias em Cuiabá — como o BRT, a reforma do Viaduto da Miguel Sutil com a Avenida do CPA e a construção da Trincheira do Jardim Leblon — será o tema central de uma audiência pública convocada pelo Ministério Público do Estado (MPE).
Organizado pela 29ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, o encontro será realizado no dia 10 de setembro, às 9h, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, com o tema “Mobilidade Urbana em Cuiabá: Desafios e Soluções Durante a Execução de Obras nas Vias Estruturais da Capital”.
O objetivo é discutir os transtornos enfrentados pela população, como congestionamentos, dificuldades de acesso ao comércio e impacto no transporte coletivo, além de colher propostas que possam minimizar os efeitos das intervenções, previstas para se estender até 2026.
Foram convidados a participar representantes da UFMT, CDL Cuiabá, Sinduscon-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, Instituto Cidade Legal, além de secretarias municipais e estaduais ligadas à mobilidade e ao planejamento urbano.
A audiência será presidida pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva. A dinâmica prevê exposições iniciais de até cinco minutos pelos convidados e, em seguida, manifestações dos inscritos, também limitadas a cinco minutos.
O encontro será gravado e todas as propostas e posicionamentos registrados em ata, que servirá de base para futuras ações do Ministério Público.