RANALLI E MEDEIROS ORGANIZAM
Bolsonaristas voltam à Praça do Choppão em protesto no 7 de Setembro em Cuiabá
Da Redação
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram, no sábado (7), às 16h, uma nova manifestação na Praça do Choppão, em Cuiabá, durante as celebrações do Dia da Independência. Com faixas, bandeiras do Brasil e palavras de ordem, o grupo protestará contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em menos de 40 dias, é a segunda manifestação promovida no mesmo local pelos bolsonaristas. O ato seguirá o padrão de protestos realizados desde 2023, com críticas ao que os participantes classificam como “perseguição política” contra Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar por decisão do STF, no contexto das investigações sobre tentativa de golpe de Estado e ataques ao sistema eleitoral.
Na capital mato-grossense, a mobilização foi organizada pelo vereador Rafael Ranalli (PL), com apoio do deputado federal José Medeiros (PL-MT). Ambos gravaram um vídeo divulgado nas redes sociais do vereador, reforçando o convite à população para comparecer ao protesto.
No último dia 3 de agosto, o ex-presidente chegou a participar de uma chamada de vídeo durante o ato em Cuiabá e disse estar confiante na vitória. No dia 4 de agosto, após ferir medidas cautelares aplicadas, foi determinado a Bolsonaro permanecesse em prisão domiciliar. Conforme o ministro Alexandre de Moraes, houve a publicação nas redes sociais de falas feitas por Bolsonaro, pelo telefone, durante as manifestações realizadas no domingo (3). O conteúdo foi postado por apoiadores, incluindo filhos do ex-presidente.
Em sua decisão, o ministro ressaltou que as divulgações nas redes sociais demonstraram que houve a continuidade da tentativa de coagir o STF e obstruir a Justiça. A decisão foi tomada na Petição (Pet) 14129