MELHORIA NO ENSINO
Abílio anuncia novas medidas para Educação e garante reprovação na rede municipal
Thalyta Amaral e Patrícia Neves
Abílio Brunini (PL), prefeito de Cuiabá, anunciou nesta quarta-feira (27) novas medidas para a Educação do município. Ele voltou a prometer que os estudantes que não obtiverem o desempenho adequado para a turma serão reprovados.
“Aqueles alunos que não tiverem a nota média, a nota necessária para avançar no fim de cada ciclo, vão ser reprovados. Vamos cobrar dos pais a participação, o desenvolvimento, porque, se o aluno não tiver, no final de cada ciclo, a nota adequada para prosseguir, ele será retido. Claro que, nesse processo, a Educação vai dar um reforço”, explicou.
Apesar da cobrança, o gestor informou que serão tomadas medidas para melhorar a qualidade do ensino. “Claro que, nesse processo, a Educação vai se empenhar ao máximo, acompanhando a nota de cada um dos alunos e identificando quem vai precisar de um acompanhamento mais presencial, tanto na questão do comprometimento quanto na avaliação”.
Outra medida que será implementada ainda este ano é a chamada por meio de reconhecimento facial. Dessa forma, o estudante registrará a presença ao chegar na unidade, e o professor não precisará mais realizar a chamada oral.
O prefeito também informou que os cuidadores de alunos com deficiência (CAD) serão contratados por meio de processo seletivo. “Nós vamos usar o mesmo sistema que o Governo do Estado está utilizando para a seleção dos cuidadores das crianças”.
Foram anunciadas ainda mudanças como o fornecimento de alimentação para os profissionais da Educação — que antes não podiam consumir a merenda destinada aos alunos —, além da instalação de câmeras de segurança nas salas de aula. Esses equipamentos não terão monitoramento em tempo real, mas servirão como instrumento de investigação em eventuais episódios irregulares.