DISSE QUE ERA CACHORRA VICIADA
Após repercussão por ataque misógino à prefeita, vereador pede desculpas públicas
Da Redação
O vereador Gilson José de Souza (União Progressista) publicou nesta quarta-feira (27) uma nota pública de retratação em razão de declarações feitas durante a sessão da Câmara Municipal realizada no dia 26 de agosto de 2025. O parlamentar esclareceu que suas falas, proferidas na tribuna, foram direcionadas a práticas comuns em períodos eleitorais e não tiveram a intenção de ofender pessoalmente a prefeita Iraci Ferreira de Souza.
Durante a sessão, Gilson declarou que a prefeita Iraci Ferreira (PSDB) seria “cachorra viciada”, enquanto defendia investimentos para assentamentos da região. A gestora teria enviado um projeto de lei para realocar recursos.
“Em momento algum minha intenção foi atingir, de forma pessoal, a Excelentíssima Senhora Prefeita Iraci Ferreira de Souza”, escreveu o vereador. “Caso minhas colocações tenham sido interpretadas de maneira diversa e tenham causado desconforto ou ofensa à Prefeita, manifesto meu sincero pedido de desculpas.”
O parlamentar também ressaltou o respeito que mantém pelo cargo ocupado pela chefe do Executivo municipal e reafirmou o compromisso com uma atuação responsável e respeitosa no exercício do mandato.
“Minha atuação parlamentar sempre será pautada pelo respeito às instituições, às autoridades constituídas e, principalmente, à população que represento”, concluiu.
A publicação da nota acontece em meio a reações de aliados da prefeita, que consideraram as declarações do vereador ofensivas. A retratação busca encerrar a polêmica e retomar o diálogo institucional entre os Poderes Legislativo e Executivo do município.
A fala do vereador não repercutiu bem no meio político. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) postou um vídeo nas redes sociais afirmando que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa irá pedir que o Ministério Público do Estado (MPE) cobre explicações do parlamentar.