POLÊMICA EM AUDIÊNCIA
“Já quer crucificar a vereadora”, afirma Janaina em defesa de Maysa
Thalyta Amaral

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) saiu em defesa da vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), que tem sido alvo de críticas desde que expôs uma adolescente de 16 anos vítima de abuso sexual em uma audiência pública na última semana. Segundo a deputada, na Assembleia Legislativa, poucos homens são atuantes no combate à violência contra a mulher e agora “já querem crucificar a vereadora”.
A fala de Janaina ocorre após o também deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirmar que pedirá uma investigação sobre a conduta da vereadora, em razão da transmissão via YouTube da denúncia da menor, que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não poderia ter sua identidade revelada.
Para Riva, ocorreu uma falha, no entanto, não foi intencional. “Entendo que pode ter sido um erro, um erro pontual, que precisa ser corrigido para o futuro, para que não aconteça mais de serem utilizadas menores. Agora, eu não vejo que a vereadora fez isso com a intenção de prejudicar ninguém”.
Ela ainda lembrou que poucos parlamentares têm a causa como prioridade. “Todas as vezes que se trata de temas que envolvem mulheres, são muito omissos [os deputados estaduais], a grande maioria é omissa. Aqui na Assembleia, vocês podem contar quantas audiências nós tivemos e quantos deputados participaram. São pouquíssimos aqui”.
E destacou que o trabalho realizado pela vereadora em defesa das mulheres é muito maior do que um erro isolado. “A menina quis falar, e a gente não pode condenar a Maysa por isso. Muito maior é o trabalho que ela tem feito de proteção para as mulheres, muito maior é a contribuição que ela tem dado, não só para a Câmara Municipal de Cuiabá, mas para o estado de Mato Grosso, na defesa de todas nós”.