INDÚSTRIA DA MULTA
Dilemário diz que multas oriundas de notificações da CS Mobi não têm fotos de veículos que comprovam infrações
Da Redação
O vereador Dilemário Alencar (UB) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (28) para denunciar que autuações de infrações de trânsito, oriundas de notificações da empresa CS Mobi, estão sendo enviadas para condutores de carros e motos sem o registro de fotos dos veículos que comprovem a infração.
O parlamentar observou que o Contran – Conselho Nacional de Trânsito -, emitiu a Resolução Nº 798, de 02 de setembro de 2020, onde dispõe que para a regularidade de notificação de auto de infração de trânsito deve conter a imagem com a placa do veículo.
“Estou recebendo todos os dias no meu gabinete condutores com notificações de autuações da Semob referente estacionamento rotativo que estão sem foto da imagem da placa do veículo. Muitas dessas autuações se tornaram multas, o que tem gerado muita revolta por parte dos munícipes ”, disse o vereador Dilemário.
“A verdade é que mesmo que exista alguma situação ou desculpa que permita a emissão de autos de infração sem fotos dos veículos referente ao estacionamento rotativo, configura ainda mais a tese que a CS Mobi virou mesmo uma descarada indústria da multa! Como que o cidadão vai se defender se não existe a prova da foto da infração que foi cometida?, indagou o vereador Dilemário.
A CS Mobi já emitiu, de fevereiro de 2024 até julho deste ano, mais de 80 mil notificações para a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Semob. Com base nas notificações a Semob encaminha autos de infração para condutores de carros e motos.
As mais de 80 mil notificações foram feitas por ronda de carros, dotados de câmeras, de propriedade da empresa CS Mobi. A empresa também faz a cobrança de estacionamento rotativo em ruas e avenidas de Cuiabá.
“O povo cuiabano está acostumado a receber autuações de infrações de trânsito com a foto do seu veículo com a respectiva placa. Essa situação é muito estranha! Já adotei a providência de protocolar na Câmara Municipal uma indicação para o prefeito Abílio solicitando que seja suspenso o envio de autos de infração de trânsito com base nas informações de notificações da concessionária CS Mobi”, informou o vereador Dilemário.
“Outra providência que adotei foi solicitar uma reunião com a nova secretária da Semob, a Coronel Francyanne Chaves, aonde vou levar para ela cópias dos autos de infração sem fotos, e solicitar que corrija essa situação, buscando anular as multas que foram cobradas dos munícipes sem fotos”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.