Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

BAIXA RENDA

Mais de 85 mil pessoas tentam moradia própria no Programa Casa Cuiabana

Thalyta Amaral

0

Em Cuiabá, mais de 85 mil pessoas já se cadastraram no Programa Casa Cuiabana para concorrer a um imóvel próprio. A procura superou as expectativas da Prefeitura, que previa receber cerca de 40 mil inscrições. A informação foi revelada pela secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária da Capital, Michelle Almeida Dreher Alves, no podcast Habitação em Pauta. O programa, apresentado por Leandro Guimarães e Diogo Reis, foi criado para promover debates sobre o setor imobiliário.

A secretária lembrou que a fila de espera começou antes mesmo do início das inscrições presenciais. “Um dia antes das inscrições começarem, chegamos na Secretaria às 8 horas e já tinha gente. No dia seguinte, quando cheguei, havia mil pessoas na porta, não conseguimos nem entrar”, contou.

O apresentador Diogo Reis também destacou a alta procura. “Realmente foi um tumulto. Por mais que vocês tenham facilitado com o cadastro on-line, muita gente prefere o olho no olho, para ter certeza de que deu certo”, disse.

Segundo Michelle, mesmo explicando que não era necessário permanecer na fila, as pessoas insistiam em ficar. “Fui explicando para cada grupinho que estava ali, mas ninguém queria ir embora”, relatou.

A partir do cadastro, a Secretaria fará uma triagem — já que um dos requisitos é ter renda mensal bruta de até R$ 2.850 — e, posteriormente, os aprovados serão encaminhados para o sorteio.

No entanto, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, os projetos serão executados gradualmente. “Quando se fala em orçamento, acaba travando bastante, porque sem dinheiro não se faz nada”, destacou o apresentador Leandro Guimarães.

“Temos muitos desafios, mas o principal ainda é o orçamento. Pegamos uma Prefeitura cheia de dívidas e ainda há muitas pendências. Estamos tendo que nos reinventar, buscar todas as soluções possíveis e aproveitar os programas do Governo Federal e do Estado”, afirmou a secretária.

Além da construção das casas, Michelle também avalia outras alternativas para atender famílias cuiabanas em situação de vulnerabilidade. “Estamos estudando parcerias com entes privados, a restauração de prédios abandonados, como no Centro Histórico, para revitalizar e transformar em habitações. Também pensamos em melhorias habitacionais: às vezes não conseguimos construir do zero, mas podemos reformar e dar mais dignidade. Muitas pessoas, por exemplo, não têm nem um banheiro adequado”, completou.

Clique AQUI e assista ao episódio completo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação