A partir do dia 2 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento dos oito réus do “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. A sessão contará com ampla cobertura da imprensa: 501 profissionais de comunicação, do Brasil e do exterior, foram credenciados para acompanhar os cinco dias de julgamento diretamente das dependências do STF, em Brasília.
Entre os réus do Núcleo 1 estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal e ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, além de nomes de alto escalão das Forças Armadas e do antigo governo, como os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, o almirante Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o tenente-coronel Mauro Cid.
O grupo responde por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, formação de organização criminosa armada, além de dano qualificado e violação de patrimônio tombado.