Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Janaina e Max Russi anunciam ação contra vereador que atacou prefeita com xingamento

Kamila Araújo

0

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) anunciou que, junto com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi (PSB), apresentará uma denúncia formal ao Ministério Público Federal (MPF) contra o vereador Gilson José de Souza (União Brasil), conhecido como Gilson da Agricultura. O parlamentar é acusado de cometer violência de gênero ao se referir à prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza (PSDB), como “cadela viciada” durante uma sessão da Câmara Municipal.

A declaração ofensiva foi feita na última terça-feira (26), enquanto os vereadores discutiam um projeto de lei para destinar recursos a um evento cultural no município. Gilson está em seu primeiro mandato.

Pedido de cassação por violência de gênero

Durante participação no evento Agosto Lilás, em Várzea Grande, nesta sexta-feira (29), Janaina classificou o episódio como exemplo de violência política de gênero e afirmou que pedirá a cassação do mandato do vereador. Segundo a deputada, a banalização de ataques públicos a mulheres na política precisa ser combatida com rigor.

“Vamos ao Ministério Público Federal. Além do combate ao feminicídio, precisamos lutar contra todas as formas de violência de gênero. Chamá-la daquele jeito foi inadmissível. Vamos pedir a cassação. É a forma que temos de mostrar que a mulher deve ser respeitada na política”, declarou a parlamentar.

Prefeita reage e aciona Justiça

A prefeita Iraci Ferreira também reagiu com firmeza. Na quinta-feira (28), ela informou que já acionou sua equipe jurídica para ingressar com uma ação judicial contra o vereador e protocolar um pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar na Câmara de Pedra Preta.

Para Iraci, o episódio ultrapassa os limites da divergência política. “Ele se comportou como um analfabeto político. Não sabe respeitar uma mulher e muito menos a população. Isso não é liberdade de expressão. Já estamos com os trâmites jurídicos em andamento, e esperamos uma resposta firme da Câmara”, afirmou.

Repercussão e solidariedade

A fala do vereador gerou ampla repercussão em Mato Grosso e recebeu críticas de entidades políticas, lideranças femininas e movimentos sociais que se manifestaram em solidariedade à prefeita, especialmente durante o mês de agosto, marcado pelo enfrentamento à violência contra a mulher.

A expectativa agora é de que o caso avance tanto no âmbito judicial quanto no campo político, com pressão por uma resposta institucional da Câmara de Pedra Preta diante da gravidade do episódio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação