ELAS NO COMANDO
PNAD aponta que 53,5% das famílias de Mato Grosso são chefiadas por mulheres
Thalyta Amaral

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 53,5% das famílias em Mato Grosso são chefiadas por mulheres. O levantamento mostra um crescimento significativo desse tipo de arranjo familiar: em 2012, apenas 26,1% dos lares eram comandados por mulheres.
Em 2024, o arranjo familiar mais frequente no estado era o nuclear, composto por um único núcleo familiar formado pelo casal — com ou sem filhos ou enteados — ou por famílias monoparentais, lideradas por mãe ou pai com filhos. Esse modelo foi encontrado em 67,1% dos domicílios, uma leve redução em relação a 2012, quando representava 68,5% das famílias.
A pesquisa também detalhou o perfil das pessoas que vivem sozinhas: 38,9% são mulheres e 61,1% são homens. Entre os homens, a faixa etária predominante é de 30 a 59 anos (52,1%), enquanto entre as mulheres a mesma faixa predomina, mas com percentual menor, de 39,3%.
O estudo levantou ainda informações sobre a propriedade dos imóveis. Em 50,7% dos casos, a residência era própria e já estava quitada; em 7,2%, era própria, mas ainda financiada; 32% das famílias moravam em imóveis alugados; e 10% ocupavam casas cedidas por terceiros.