PAPEL CUMPRIDO
Temer sobre Moraes: “Não recuar significa seguir as provas, não a política”
Kamila Araújo
O ex-presidente Michel Temer (MDB) elogiou a condução do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Temer, que foi responsável pela indicação de Moraes à Suprema Corte em 2017, afirmou que o magistrado tem atuado de acordo com as provas dos autos e dentro das atribuições constitucionais.
“Quando ele disse que não vai recuar, o que quis dizer é que não vai recuar das provas dos autos. Ou seja, se as provas indicarem condenação, haverá condenação. Se indicarem absolvição, haverá absolvição. É assim que eu interpreto. Ele está cumprindo rigorosamente o papel que cabe a um ministro da Suprema Corte”, declarou Temer em visita a Cuiabá nesta quarta-feira (27).
Para ele, Moraes mantém sua atuação guiada por critérios técnicos e jurídicos. “Ele cumpre exatamente aquilo que está previsto: julgar conforme as provas. É o que se espera de qualquer ministro da Suprema Corte”, concluiu.
Moraes é o relator do processo em que Bolsonaro e outras lideranças políticas e militares são réus por suposta tentativa de golpe, após a derrota no pleito de 2022.